terça-feira, 17 de março de 2015

Portugal - Carlos César. “CAVACO SILVA É UM AGENTE ELEITORAL DO GOVERNO”




O presidente do Partido Socialista teceu duras críticas ao Presidente da República durante a sua intervenção no programa ‘Três Pontos’ da RTP Informação.

Carlos César começou por se debruçar sobre as dívidas do primeiro-ministro à Segurança Social, considerando que “não sendo esta questão absolutamente decisiva para o país é, ainda assim, uma questão caracterizadora e que releva para o juízo que os portugueses fazem do seu primeiro-ministro”.

O presidente do PS continuou dizendo que “estes acontecimentos que envolveram a sua conduta não tinham necessariamente de ter uma atitude de reprovação por parte do Presidente da República, mas deveriam ter merecido uma cautela e um silêncio que o Presidente não cultiva e devia cultivar”.

Aproveitando a deixa, Carlos César acusou Cavaco Silva de ser “um agente eleitoral do Governo (…) que faz tudo e fará tudo para que o PSD tenha um bom resultado nas próximas eleições”.

O presidente do maior partido da oposição apontou ainda ao Chefe de Estado o facto de “procurar sempre uma desculpabilização dos atos negativos do Governo e uma valorização dos aspetos positivos do Governo”.

Mas não só. Na ótica do responsável socialista, o Presidente é “muito lesto em fazer apelos aos partidos da oposição para apoiarem propostas do Governo e pouco ágil no sentido de forçar o Governo a aproximar-se da oposição”.

“Essa não é a conduta que um Presidente da República deve ter”, garantiu, referindo que qualquer Chefe de Estado deve ter como critérios fundamentais “falar a verdade aos portugueses, respeitar a diversidade de opinião dos portugueses sobre a governação e dar o devido respeito à oposição”, acrescentou.

Posto isto, Carlos César faz um “balanço muito negativo” dos dois mandatos de Cavaco Silva enquanto Presidente da República, considerando que o Chefe de Estado “tem sido um Presidente de polémicas e crispações” e que está “sequestrado nos edifícios públicos” para evitar o contacto com o povo.

O presidente do PS terminou dizendo que Cavaco tem sido um “Presidente muito partidário que violou as regras fundamentais de arbitragem na sociedade e que não soube congregar os portugueses”.

Patrícia Martins Carvalho – Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana