sexta-feira, 27 de março de 2015

Venezuela. NICOLÁS MADURO DIZ ESTAR PRONTO PARA DIALOGAR COM OS EUA




O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesta sexta-feira “condições de igualdade e respeito” ao presidente norte-americano, Barack Obama, e anunciou que está “pronto” para dialogar com os Estados Unidos.

– Com base no respeito e em termos de igualdade entre os Estados, quando quiserem eu quero, onde quiserem eu quero, como quiserem eu quero, com respeito, com diplomacia, com paz – disseMaduro em Antímano (na Zona Oeste de Caracas), durante uma ação “casa a casa” para recolher assinaturas contra o recente decreto de Washington que considera a Venezuela um “risco inusitado e extraordinário” para a segurança norte-americana.

No dia 9 de março, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determinou a aplicação de novas sanções a sete altos representantes venezuelanos,  entre eles o diretor-geral dos Serviços Secretos e o diretor da Polícia Nacional – que acusa de violação dos direitos humanos.

As sanções a serem aplicadas são a proibição de entrada nos Estados Unidos e o congelamento de bens.

Obama declarou que existe uma situação de “emergência nacional” nos Estados Unidos devido ao “risco inusitado e extraordinário” que representa a situação na Venezuela para a segurança norte-americana.

Segundo a ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, os Estados Unidos têm planejado ir além das sanções contra funcionários venezuelanos e estariam preparando um bloqueio econômico e comercial ao país.

Correio do Brasil, com ABR, de Caracas

Sem comentários:

Mais lidas da semana