domingo, 7 de junho de 2015

Governo da Gâmbia concede 72 horas a diplomata da UE para abandonar o país




Banjul - O governo gambiano concedeu 72 horas ao encarregado de negócios interino da delegação da União Europeia (UE) em Banjul, Agnès Guillaud, a deixar a Gâmbia, segundo um comunicado oficial, citado pela AFP.

"O governo gambiano informa ao público que decidiu solicitar a Agnès Guillaud, encarregado de negócios interino da delegação da União Europeia na Gâmbia, a deixar o território gambiano no prazo de 72 horas", segundo um comunicado lido sexta-feira pela televisão pública.

O texto precisa que o curto prazo "a contar dessa sexta-feira 05 de Junho 2015", mas não fornece nenhuma explicação sobre os motivos dessa expulsão que criou este sábado uma surpresa nos meios diplomáticos.

Fontes ocidentais em Banjul e na região dizem ter tomado o conhecimento da "expulsão" de Guillaud, assegurando que ignoram os motivos e declinam a fazer qualquer comentário.

Segundo uma das fontes, Agnès Guillaud, de nacionalidade francesa, trabalha desde 2011 na Gâmbia, da qual a União Europeia é um dos principais parceiros económicos, com subvenções alocadas para o período de 2008-2013, totalizando 65 milhões de euros.  

Ex-colónia britânica encravada no Senegal, a excepção da sua fachada marítima, a Gâmbia é dirigida desde há 21 anos por Yahya Jammet. 

ANGOP, em Bambaram di Padida (gb)

Sem comentários:

Mais lidas da semana