quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Timor-Leste. DÍLI ACOLHE EM NOVEMBRO FÓRUM DA JUVENTUDE DA CPLP



Díli, 28 out (Lusa) - O papel dos jovens como "novo paradigma para a transformação global" é o tema central do Fórum da Juventude (FJ) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que decorrerá em novembro em Díli, Timor-Leste.

O encontro, que reúne representantes de associações de jovens e estudantes dos nove Estados lusófonos decorre entre 09 e 12 de novembro, terminando no dia do 24.º aniversário do massacre de Santa Cruz.

Será a primeira vez que Timor-Leste acolhe uma reunião da juventude da CPLP, com a organização a cargo do Conselho Nacional da Juventude de Timor-Leste (CNJTL) que tem previsto várias atividades durante os dias dos encontros.

Trata-se, explica a presidente do CNJTL, Maria Soares Magno, de ajudar a "manter e aprofundar os laços de amizade, cooperação, solidariedade e diálogo intercultural entre os jovens lusófonos".

Ao mesmo tempo, responder "ao desafio da defesa e promoção dos direitos humanos, do desenvolvimento e da interdependência no espaço da CPLP".

O FJ arranca na segunda-feira, dia 08, com o primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo, e o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Leovigildo da Costa Hornai, a darem as boas vindas às delegações.

CPLP e globalização, educação e desafios da globalização, jovens e empreendedorismo, identidade cultural versus globalização e o papel da mulher são os temas em debate no seminário previsto para esse primeiro dia.

No dia 10 decorre a Assembleia Geral do FJ da CPLP e a Assembleia Geral Ordinária onde se debaterá a Declaração de Díli e o dia 11 está reservado para várias visitas à Presidência, Palácio do Governo, Parlamento, Escola Portuguesa Ruy Cinatti e ao Arquivo e Museu da Resistência Timorense.

A 12, aniversário do massacre de 1991, pelas forças indonésias, no cemitério de Santa Cruz, está prevista uma marcha entre a Igreja de Motael e o Cemitério de Santa Cruz, a leitura e assinatura da Declaração de Díli e as comemorações culturais do Dia Nacional da Juventude.

ASP // MP

Sem comentários:

Mais lidas da semana