quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Portugal. O DIA FOI HISTÓRICO MAS ESTÁ TUDO EM SUSPENSO



Ana Sá Lopes – jornal i, opinião

Pela primeira vez em 40 anos, a esquerda tomou uns comprimidos de pragmatismo que sempre tinha rejeitado em nome de uma fé cega na pureza ideológica. Para o Bloco e o PCP, até há pouco tempo, o PS era de “direita”. O PS, por seu turno, também se sentiu sempre mais à vontade a negociar com aquela espécie de “gémeo diferente” que sempre foi o PSD. Ontem, tudo isto acabou: evidentemente que se os últimos quatro anos não tivessem sido tão duros, dificilmente o milagre do entendimento à esquerda se produziria. Mas é um facto que quase ninguém acreditou, até ao fim, que o acordo fosse assinado. Em tese, porque o que nunca aconteceu não pode acontecer e romper uma barreira de 40 anos parece uma missão impossível. Não foi. PS, Bloco, PCP e Verdes deram ontem um passo de gigante sobre o que podem significar, a partir de hoje, governações à esquerda.

Agora, chegou o tempo de Cavaco Silva. Em 1999, o agora Presidente da República apoiou a moção de rejeição ao programa do governo Guterres – que tinha ganho pela segunda vez as eleições sem maioria absoluta – apresentada pelo então líder do PSD, Durão Barroso. Em 1999, Barroso considerava “democraticamente inaceitável” o facto de Guterres “transferir para a oposição a responsabilidade pela sua manutenção”. Cavaco aplaudiu. E perante um PSD dividido sobre a questão (Marques Mendes e Pedro Pinto estiveram contra), Cavaco defendeu que Durão Barroso tomou a “decisão certa” e atacou os críticos: “Quem no PSD não entende que é assim que o partido pode regressar às vitórias, das duas uma: ou tem pouca visão de futuro ou já absorveu a linguagem de pretensa responsabilidade que o PS quer impor à oposição.” 

Mas tudo isto se passou em 1999. Em 2015, Cavaco irá resistir até ao fim a dar posse a um governo saído de uma moção de rejeição. Será uma dor de coração para Cavaco terminar a carreira política a empossar um governo com o apoio do PCP. Os próximos tempos são de suspense.

Sem comentários:

Mais lidas da semana