segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

URÂNIO | Espanha está a envenenar Portugal!

Fernando Silva | opinião

Não venceram a anexação de Portugal apesar de inúmeras investidas que historicamente foram sempre derrotadas. Ocuparam Portugal por 60 anos até que acabaram igualmente vencidos, mortos, arrastados por cavalos nas ruas e travessas de Lisboa. Eram gentes ao serviço do reino de Castela, há os que dizem Espanha. Não nos venceram nas lutas mas estão a procurar a melhor forma de envenenar Portugal. Central nuclear de Almaraz vaza radiotividade, poluição mortal, para o Tejo, para Portugal, colada que está ao rio na fronteira de Espanha com Portugal. Atualmente, no dia que corre, surgiu a notícia de uma mina de urânio a céu aberto próximo da fronteira com Portugal… Se não nos querem envenenar, qual é a intenção que os move?

“De Espanha nem bons ventos nem bons casamentos”. Ensinaram-nos os antigos. Os que lutaram pela portugalidade, pela nossa independência, contra as investidas de Castela, de Espanha – estado formado por um vasto grupo de nações ocupadas. É sempre de desconfiar das estratégias vindas daquele lado e se o que consta textualmente nas linhas anteriores possa parecer um exagero, um delírio, queiram os deuses e os portugueses que no futuro essa aparência não encontre razão na realidade. Mesmo assim nada nos impede ou aconselha que não estejamos alerta. Basta olhar para a Catalunha e aquilo que Castela, na pessoa do seu rei, representa enquanto ocupante de uma região que demonstrou querer ser independente depois de vários séculos de ocupação. A prisão, a repressão, foi o que o castelhano rei ordenou usando a pessoa do primeiro-ministro Rajoy, um lacaio da pseudo democracia tão em voga.

A notícia sobre o envenenamento dos portugueses, de Portugal (de povos também “espanhóis”), está hoje inserida na comunicação social e é tema importante. Recolhendo de Notícias ao Minuto republicamos para que se atualize.

O que fará o governo português? É uma incógnita, sobre o nuclear de Almaraz o que se sabe e vê é que Portugal se "encolheu" perante a imposição espanhola, tutelada pela UE.

Não esqueçam: estejamos alerta, isto não está a acontecer por acaso. Que interesses estão ocultos é o que não sabemos exatamente.

"De Espanha nem bons ventos nem bons casamentos".

FS | PG

Novo caso Almaraz? Deputados exigem dados sobre mina de urânio em Espanha

António Costa já solicitou esclarecimentos ao Governo espanhol sobre a instalação de uma mina de urânio perto da fronteira com Portugal.

As autoridades portuguesas estão preocupadas com o impacto da instalação de uma mina de urânio em Retortilo, em Salamanca, perto da fronteira com Almeida.

Segundo noticia da RTP, uma delegação de deputados está esta segunda-feira em Espanha com o intuito de avaliar o impacto ambiental que a instalação da mina pode ter em território português. Ainda de acordo com a mesma estação, o Executivo do António Costa já solicitou esclarecimentos ao Governo de Mariano Rajoy, mas a resposta ainda não chegou.

Pedro Soares, do Bloco de Esquerda, considera tratar-se de uma situação com semelhanças à central de Almaraz, em que as autoridades espanholas decidiram construir um armazém de resíduos nucleares sem consultar Portugal. 

“A principal preocupação é que é reconhecido já pelas autoridades portuguesas que a eventual implantação de uma mina de urânio em Retortillo tem impactos diretos no território português e, como tal, as autoridades espanholas estão obrigadas a um processo de avaliação do impacto ambiental transfronteiriço”, afirmou o bloquista esta manhã na antena da RTP3.

“Até agora isso não foi feito e isto, de facto, faz lembrar o que se passou com Alamaraz, que obrigou a que o Governo português tivesse de fazer uma queixa à Comissão Europeia para obrigar a que as autoridades espanholas prestassem informação, partilhassem informação sobre o caso do armazém de resíduos nucleares”, recordou Pedro Soares.

Por ser muito perto da fronteira com Portugal, a contaminação radioativa através do ar tem uma enorme probabilidade e, além disso, a mina fica em cima de um afluente do Rio Douro, que quer dizer que toda a drenagem de águas, todas as escorrências da mina vão acabar por ir parar ao Rio Douro”, sublinhou ainda o deputado. 

Os deputados tem previstas reuniões com autarcas e representantes de diferentes entidades espanholas. Em maio do ano passado, em declarações à agência EFE, o diretor geral executivo da Berkeley (multinacional que está a construir a mina, a maior da Europa), Francisco Bellón, revelou que a empresa dispõe de todas as licenças necessárias para a exploração de urânio na localidade de Retortillo. 

Melissa Lopes | Notícias ao Minuto | Foto: iStock

Sem comentários:

Mais lidas da semana