domingo, 9 de junho de 2019

Hamas critica declarações de embaixador dos EUA sobre 'direito de anexar' Cisjordânia


O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, disse neste domingo (9) que condena declarações recentes do embaixador dos EUA em Tel Aviv, David Friedman, sobre o direito de Israel de tomar parte da Cisjordânia.

No sábado, Friedman disse ao jornal New York Times que Israel tinha o direito de anexar parcialmente a Cisjordânia "sob certas circunstâncias".

"As declarações do embaixador dos Estados Unidos estão totalmente em linha com a visão de extrema direita de Israel[...] e refletem o desrespeito dos Estados Unidos com as nações árabes", afirmou o Hamas em comunicado.

A declaração apontou que as alegações de Friedman "destacam o envolvimento dos EUA na opressão israelita e atacam a questão palestina".


Enquanto isso, o secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina, Saeb Erekat, também criticou as declarações do embaixador, chamando-o de "extremo embaixador dos colonos".

O governo israelita se recusa a reconhecer a Palestina como uma entidade política e diplomática independente e continua a construir assentamentos em áreas ocupadas de seu território, apesar das objeções da Organização das Nações Unidas (ONU).

A situação piorou em maio de 2018, depois que os Estados Unidos transferiram sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém e reconheceram a cidade sagrada como a capital israelita. Depois disso, a Palestina rejeitou os esforços de mediação unilateral de Washington no processo de paz com Israel.

Sputnik | Foto:  AP Photo / Nasser Nasser

Sem comentários:

Mais lidas da semana