quinta-feira, 30 de abril de 2020

“Não há ainda resposta” sobre a origem do novo coronavírus -- Yuan Zhiming


Ensaio publicado por cientistas britânicos e alemães este mês refere que as variantes do novo coronavírus circulando nos EUA são mais “primitivas” que a versão chinesa e que o vírus poderia ter aparecido inicialmente em território americano 

Reuters: acusações de que o novo coronavírus teve origem em laboratório de Wuhan são teorias da conspiração

A Reuters emitiu uma entrevista exclusiva com Yuan Zhiming, um investigador do Instituto de Virologia de Wuhan e diretor do Laboratório de Biossegurança Nacional de Wuhan. Yuan Zhiming disse em uma entrevista exclusiva que as alegações de que o novo coronavírus foi concebido pelo Instituto de Virologia de Wuhan são infundadas e que a origem da Covid-19 é inconclusiva.

A Reuters noticiou que, embora o novo coronavírus tenha evoluído naturalmente, as acusações baseadas em teorias da conspiração têm vindo a atrair atenções.

Yuan Zhiming disse que as acusações “maliciosas” ao laboratório surgiram “do nada” e contradizem todas as evidências existentes. “O Instituto de Virologia de Wuhan (WIV, na sigla inglesa) não tem intenção ou capacidade para conceber um novo coronavírus. Além disso, não existem informações dentro do genoma do SARS-CoV-2 indicando que foi criado artificialmente”.

A Reuters indicou ainda que um artigo do Instituto Indiano de Tecnologia contribuiu para alimentar algumas teorias da conspiração. O ensaio, entretanto apagado, alegava que a proteína do novo coronavírus era semelhante à do VIH. Atualmente, a maioria dos cientistas acredita que o novo coronavírus origina de animais selvagens, sendo os morcegos e os pangolins os mais prováveis.

Yuan Zhiming disse numa resposta por escrito que mais de 70% das novas doenças infecciosas originaram de animais, especialmente animais selvagens. Os cientistas acreditam que os 7 coronavírus conhecidos derivam de morcegos, ratos ou animais domésticos.

Yuan Zhiming negou também a teoria de que o laboratório vazou acidentalmente o coronavírus recolhido de morcegos, dizendo que o laboratório implementa rigorosamente os procedimentos de biosegurança. “Os laboratórios com alto nível de biosegurança têm infraestruturas de proteção sofisticadas e medidas rigorosas para assegurar a segurança do laboratório e proteger o meio ambiente da contaminação”, afirmou.

Yuan Zhiming concluiu dizendo que “não há ainda resposta” sobre a origem do novo coronavírus. Ele citou ainda um ensaio publicado por cientistas britânicos e alemães este mês em que é referido que as variantes do novo coronavírus circulando nos EUA são mais “primitivas” que a versão chinesa e que o vírus poderia ter aparecido inicialmente em território americano. 

Diário do Povo Online | Web editor: Renato Lu, editor

Sem comentários:

Mais lidas da semana