quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Angola | NÃO À BARBÁRIE

Pela forma unânime como toda a sociedade condenou os acontecimentos de segunda-feira, dia 10 de Janeiro, que culminaram no incêndio da sede distrital do partido no poder, na zona do Benfica, no fogo posto ao autocarro do Ministério da Saúde e outros actos de arruaças, de uma coisa podemos ter certeza: a violência não é a solução.

Ela, a violência como forma de expressão política e arma de arremesso contra os adversários, é sempre evitável e condenável porque não ajuda, prejudica, periga e mina a paz e a estabilidade. Foi bem ver não apenas numerosas vozes da sociedade civil a condenarem sem reservas, como era de esperar, obviamente, mas também as principais forças políticas, nomeadamente o MPLA e a UNITA.

É preciso que os sectores que instigam tais actos, quer sejam grupos organizados de cidadãos, pessoas singulares, organizações políticas ou da sociedade civil percebam que com tais actos não agregam valor à democracia, não proporcionam nenhum tipo de ganho e apenas contribuem para um regresso à barbárie.

Os próprios vândalos, quer tenham actuado de forma isolada e independente de qualquer organização, quer ao contrário, deviam ser os primeiros a reconhecer que não ganham nada com o recurso aos actos vergonhosos protagonizados na segunda-feira.

Sem pretender encontrar culpados, uma atribuição cabível às instituições policiais e judiciais, vale, no entanto, abordar os seus efeitos e procurar aprender com os mesmos para melhorar a nossa condição. O nosso jogo democrático amadureceu significativamente para que em actos de aparente desespero, consciente ou inconscientemente, os actores políticos recorram ou instiguem a terceiros a recorrerem aos actos de vandalismo e desacatos para supostamente fazer avançar as suas agendas.

Não dá certo porque a nossa democracia, não importa o estádio em que se encontra, já não se compadece com iniciativas que envolvam o vale tudo. O recurso aos actos violentos não ajuda e tal como reza o velho ditado segundo o qual o "crime não compensa”,o efeito Bumerangue malévolo de actos desta dimensão não demoram a suceder. 

A juventude, independentemente da situação económica em que se encontre, não se deve deixar manipular em nome de interesses políticos obscuros e em função de uma agenda que os queira apenas como espécie de "carne para canhão”.

Mesmo quando tenham reivindicações ou manifestem alguma insatisfação, é bom que se consciencializem de que as leis prevêem, consagram e asseguram as condições em que estas manifestações podem se efectivar e num quadro em que ao mesmo tempo em que se estejam a exercer os direitos fiquem igualmente salvaguardados os deveres.

Nunca é demais lembrar que o direito de se manifestar, a liberdade de fazer greve ou a garantia do exercício de demais actos legais não está acima do óbvio e esperado cumprimento do dever de respeitar as leis, os valores e tradições do povo angolano de Cabinda ao Cunene.

Fruto da experiência recente de conflitualidade, que felizmente terminou em Abril de 2002, temos de ser os primeiros a gritar bem alto não ao vandalismo, não aos desacatos.

Jornal de Angola | opinião

Sem comentários:

Mais lidas da semana