quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

EUA finaliza planos para desviar gás para a Europa se Rússia cortar fornecimento

# Publicado em português do Brasil

Julian Borger, Washington | The Guardian

Autoridades que trabalham com fornecedores globais para evitar crise de gás na Europa se o fluxo da Rússia for cortado, enquanto Biden diz que consideraria sanções pessoais contra Putin

Os EUA ajudaram a se preparar para o desvio de suprimentos de gás natural de todo o mundo para a Europa no caso de o fluxo da Rússia ser cortado, em um esforço para enfraquecer a arma econômica mais poderosa de Vladimir Putin.

À medida que os temores de uma invasão da Ucrânia crescem, autoridades dos EUA disseram na terça-feira que estavam negociando com fornecedores globais e agora estavam confiantes de que a Europa não sofreria uma perda repentina de energia para aquecimento no meio do inverno.

“Para garantir que a Europa seja capaz de sobreviver ao inverno e à primavera, esperamos estar preparados para garantir suprimentos alternativos cobrindo uma maioria significativa do déficit potencial”, disse um alto funcionário.

A preparação para o fornecimento de gás a granel faz parte de uma campanha dos EUA e seus aliados europeus para mostrar uma frente unida e coerente a Putin na esperança de impedi-lo de invadir a Ucrânia . Joe Biden disse na terça-feira que consideraria impor sanções pessoais ao próprio presidente russo.

Se a Rússia atacasse, disse Biden, seria a “maior invasão desde a Segunda Guerra Mundial” e “mudar o mundo”.

Boris Johnson deu a entender que a Alemanha estava preocupada com a imposição de sanções contra a Rússia por causa de sua dependência do gás russo e disse aos parlamentares que estão sendo feitos esforços diplomáticos para persuadir Berlim e outros a irem mais longe.

O primeiro-ministro britânico disse que os "amigos europeus" estavam preocupados em impor as sanções mais duras possíveis a Moscou por causa de sua "forte dependência" do gás russo - e também declarou que o Reino Unido estaria disposto a enviar mais tropas para a Europa Oriental se a Ucrânia fosse atacada.

Seus comentários vieram quando o presidente francês, Emmanuel Macron, e Olaf Scholz, o novo chanceler alemão, se reuniram em Berlim na terça-feira para coordenar suas posições, após relatos de divergências entre os aliados.

Macron disse que deveria falar por telefone com Putin na sexta-feira, para "esclarecer" a posição russa. Ele disse que a França e a Alemanha nunca abandonariam o diálogo com a Rússia, mas acrescentou: “Se houver agressão, haverá retaliação e o custo será muito alto”.

O vice-chefe de gabinete do Kremlin, Dmitry Kozak, deve estar em Paris na terça-feira para conversar com conselheiros políticos da Ucrânia, França e Alemanha, em um esforço contínuo para manter as negociações, com cerca de 130.000 soldados russos agora concentrados nas fronteiras ucranianas.

Os militares russos anunciaram que realizariam um novo conjunto de exercícios militares envolvendo 6.000 soldados perto da fronteira ucraniana e dentro da Crimeia, península ucraniana anexada por Moscou em 2014. Os exercícios incluirão exercícios com munição real e contarão com caças, bombardeiros, -sistemas de aeronaves e embarcações das frotas russas do Mar Negro e Cáspio, de acordo com o Ministério da Defesa.

Líderes ucranianos pediram calma, com o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, dizendo ao parlamento que uma invasão não era iminente. Ele disse que os russos ainda precisam formar um grupo de combate do tipo que precisaria liderar “a partir de hoje, não há motivos para acreditar” que a Rússia invadirá iminentemente.

"Não se preocupe, durma bem", disse ele. “Não há necessidade de fazer as malas.”

Com a probabilidade de uma guerra aumentando constantemente, um alto funcionário do governo dos EUA afirmou que a convergência entre os EUA e a UE sobre sanções financeiras era “notável”, e o impacto na Rússia das medidas punitivas combinadas seria muito maior do que a resposta à crise de 2014. Anexação russa da Crimeia.

"O gradualismo do passado acabou, e desta vez vamos começar no topo da escalada e permanecer lá", disse o funcionário.

A Rússia já restringiu o fluxo de gás natural através do gasoduto que atravessa a Ucrânia de cerca de 100 milhões de metros cúbicos por dia para 50 MCM, disseram autoridades dos EUA. Washington agora estima que quase tudo isso pode ser substituído rapidamente se o oleoduto for cortado deliberadamente ou como resultado de conflito.

O temor de que Putin corte o fornecimento de gás fez com que alguns países europeus , como a Alemanha, desconfiassem de impor sanções a Putin se ele prosseguir com uma invasão. O governo Biden também insiste que os planos de sanções financeiras dos EUA e da Europa estão convergindo e que os EUA estão preparando controles de exportação de tecnologia ocidental que prejudicariam os esforços de Putin para diversificar sua economia.

Um dos principais fornecedores alternativos de gás é o Catar, e foi anunciado na terça-feira que o emir Tamim bin Hamad al-Thani visitará a Casa Branca no final do mês com a “estabilidade do abastecimento global de energia” na agenda. Mas o governo disse que seu alcance era global.

“A conversa é muito ampla, com muitas empresas e países ao redor do mundo. Não está centrado em um ou dois fornecedores”, disse um funcionário. “E, ao fazer isso, você não precisa pedir a nenhuma empresa ou país para aumentar as exportações em volumes significativos, mas em volumes menores de várias fontes.”

Se o gás fosse desviado para a Europa, teria que ser em grande parte na forma de gás natural liquefeito (GNL), mas atualmente todo o mercado global de GNL não seria suficiente para compensar o déficit se a Rússia cortasse o fornecimento de gás através da Ucrânia para a Europa.

Os EUA também disseram que estão preparando restrições às exportações para a Rússia de software e hardware de alta tecnologia fabricados pelos EUA e seus aliados. Autoridades disseram que as medidas afetariam as ambições russas nas áreas aeroespacial, defesa, lasers e tecnologia marítima sensível, inteligência artificial e computadores quânticos.

"Quando escolhemos esses setores, é bastante deliberado", disse um funcionário. “Esses são setores que o próprio Putin defendeu, como o caminho a seguir para a Rússia diversificar sua economia além do petróleo e do gás. E isso levaria a uma atrofia da capacidade produtiva da Rússia ao longo do tempo.”

Enquanto isso, o fluxo de armas para a Ucrânia se acelerou. Autoridades dos EUA confirmaram que um avião carregando centenas de mísseis antitanque Javelin chegou a Kiev, e um carregamento de mais Javelins está pronto para partir da Estônia.

“Nos Javelins, isso está decidido e temos o endosso dos EUA, então é apenas uma questão de tempo quando vamos enviá-los”, disse um oficial estoniano, acrescentando que eles serão enviados “o mais rápido possível”. ”.

O governo estoniano também pretende enviar canhões de obus à Ucrânia, mas ainda aguarda a aprovação da Alemanha, de onde as armas se originaram, e da Finlândia, que forneceu algumas das armas para a Estônia.

“Com os obuses, não temos uma resposta oficial dos alemães nem dos finlandeses. Então, na medida em que não temos isso, não podemos dizer se será um sim ou não. Vamos esperar por isso”, disse o funcionário. Uma entrega conjunta Alemanha-Estônia de hospitais de campanha, planejada no verão passado, deve ser realizada nas próximas semanas.

A Letônia e a Lituânia estão fornecendo mísseis antiaéreos Stinger para a Ucrânia. O Reino Unido enviou 2.000 mísseis antitanque e carros blindados saxões, e a Turquia forneceu drones Bayraktar.

Os EUA colocaram 8.500 soldados em alerta intensificado para deslocamento para a Europa Oriental, em um movimento destinado a tranquilizar os membros da Otan na região de que Washington está comprometido com sua defesa. Autoridades dos EUA indicaram à Fox News que tropas de elite das 101ª e 82ª Divisões Aerotransportadas estavam entre as tropas de prontidão.

A Ucrânia não é membro da Otan, e o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, deixou claro em entrevista à CNN na terça-feira que nenhuma tropa de combate da aliança seria enviada à Ucrânia. Atualmente, existem algumas centenas de conselheiros no país dos EUA, Reino Unido e outros aliados.

Na imagem: À medida que os temores de uma invasão da Ucrânia crescem, autoridades dos EUA disseram na terça-feira que estão negociando com fornecedores globais. Fotografia: Tatyana Makeyeva/AFP/Getty Images

Sem comentários:

Mais lidas da semana