domingo, 13 de fevereiro de 2022

A CHINA EM MOÇAMBIQUE - COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

China e Moçambique prometem fortalecer cooperação

O conselheiro de Estado e ministro dos Negócios Estrangeiros da China Wang Yi e a ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, prometeram no domingo fortalecer a cooperação de benefício mútuo entre os dois países durante uma reunião na capital do Senegal

A reunião foi realizada antes da Oitava Conferência Ministerial do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC, em inglês), que teve início ontem e termina esta terça-feira, informa a Xinhua.

“Moçambique é um parceiro importante da China em África. Nos últimos anos, a confiança política mútua entre os dois países continuou a aprofundar-se, e a cooperação bilateral em vários campos tem alcançado resultados frutíferos. Os povos chinês e moçambicano cuidaram um do outro e deram as mãos para lutar contra a COVID-19, aumentando ainda mais a amizade tradicional entre os dois lados”, disse Wang.

“A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Moçambique, e está pronta, sob a orientação do importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado e tendo a reunião como uma oportunidade, para promover a parceria cooperativa estratégica abrangente entre os dois países para alcançar um maior desenvolvimento”, disse ainda o chefe da diplomacia chinesa.

Wang Yi disse também que, graças aos esforços conjuntos dos dois lados, a cooperação económica e comercial bilateral continuou a crescer apesar do impacto da pandemia.

O responsável sublinhou que a China está pronta para fortalecer a cooperação mutuamente benéfica com Moçambique em áreas como infraestrutura, agricultura e energia sob os quadros da construção conjunta do programa “Uma Faixa, Uma Rota”, do FOCAC e do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa para ajudar Moçambique a alcançar um desenvolvimento mais rápido.

Plataforma

Leia mais em Hoje Macau

Grupo chinês vai abrir fábrica de cimento no nordeste de Moçambique

A cimenteira sino-moçambicana Dugongo Cimentos assinou na semana passada um acordo com as autoridades de Nampula para a construção de uma fábrica de cimento na província do nordeste de Moçambique. Mety Gondola, Secretário de Estado para Nampula, referiu que a fábrica a construir na cidade de Nacala-Porto terá capacidade para produzir dois milhões de toneladas de cimento por ano.

Segundo O País, Wang Feng, diretor-geral da Dugongo Cimentos, salientou que o grupo vai esperar pela aprovação das licenças antes de dar início à construção da nova fábrica. A província de Nampula tem grandes reservas de calcário, minério usado para fazer clínquer, a principal matéria-prima para a produção de cimento, sublinhou o jornal moçambicano. A Dugongo Cimentos, um projeto de capitais moçambicanos e do grupo estatal chinês China National Materials Group, iniciou operações em janeiro de 2021 na capital de Moçambique, Maputo.

Plataforma

Este artigo está disponível em: 繁體中文


Grupo chinês quer levar água a mais de 250 mil habitações em Pemba

Um grupo chinês lançou um projeto para acabar com a escassez de água potável para os mais de 250 mil habitantes de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique

O Power Construction Corp (PowerChina) disse que o contrato prevê a construção de três reservatórios, de uma rede de distribuição de quase 185 quilómetros e a reparação de quatro reservatórios, de acordo com um comunicado divulgado na quarta-feira.

O grupo estatal chinês garantiu que, depois da conclusão das obras, prevista para junho de 2023, o projeto irá reforçar o fornecimento e aumentar a pressão da água, melhorando a qualidade de vida da população de Pemba.

Plataforma

Leia mais em Hoje Macau

Sem comentários:

Mais lidas da semana