sexta-feira, 11 de março de 2022

CONTOS POPULARES ANGOLANOS -- O Homem que Invejou a Sorte da Sogra

Seke La Bindo

Thumba era um grande negociante. Ia das aldeias vizinhas do rio Luchico até ao Lóvua e Chitato vender as suas colheitas. Por isso, passava muito tempo fora de casa. Quando voltava, surpreendia a esposa com belos panos e no lar nunca faltava sal e fósforos. A sua comida preferida era feijão com pirão. A mulher já sabia e quando ele voltava dos negócios, preparava uma grande panela de feijão que toda a família comia com prazer.

Um dia Thumba regressou a casa sem que ninguém o esperasse. Mal entrou em casa viu a grande panela do feijão na fogueira. Ficou muito feliz e pensou:

- A minha mulher é adorável, mesmo sem saber que estou de regresso, está a fazer uma feijoada!

Estava ele com este pensamento quando viu a sogra sentada num banquinho ao fundo do quintal. Afinal o manjar era para a visita. Ficou muito desiludido porque a mulher não estava a cozinhar a sua comida preferida para ele, mas para a mãe. Triste e irritado entrou em casa e foi descansar na esteira. A jornada tinha sido tão longa que só lhe apetecia dormir.

A mulher tinha ido a casa de uma vizinha e quando deu pela chegada do marido ficou muito feliz e foi imediatamente procurá-lo para lhe dar um abraço. Mas Thumba recebeu-a com frieza.

- O que se passa meu marido, já não gostas de ver a tua mulher no regresso de tão longa jornada?

- Sim, gosto, mas estou cansado e agora prefiro que me deixes descansar.

- Meu marido, tens uma panela de feijão à espera! 

- Não, o feijão é para a visita de nossa casa. 

- Isso pensava eu, mas ela não gosta de feijões. Então fui às árvores do rio apanhar masenda. Os troncos estão cheios de larvas e eu trouxe grande quantidade que chega para todos!

Thumba ouviu estas palavras e ficou arrependido por ter uma reacção tão negativa. Afinal era ele que ia comer os feijões. Ficou irritado e frustrado sem qualquer razão. Se não fosse tão precipitado tinha vivido o reencontro com alegria e felicidade.

A sogra de Thumba percebeu que o genro estava frustrado e irritado. Mas não quis aprofundar os problemas entre marido e mulher. Quando ele regressou ao quintal disse ao genro, com uma voz doce e amigável:

- Tem mais valor aquele que se domina a si próprio do que quem conquista uma cidade!

A esposa de Thumba pôs a mesa. Para a sua mãe, que era visita, preparou uma panela de masenda. Ela e o marido comeram os feijões enquanto o viajante contava todos os sucessos da sua viagem ao Lóvua.

No final da refeição, Thumba deu um pano à sogra e outro à esposa. Para as crianças ele trouxe roupas novas. Todos ficaram felizes.

Ndóho ya makúnde séhejela nayo, hánji nôko-weno kéxi kwálya: Fica feliz com os feijões que vês preparar para a tua sogra, talvez ela não goste e ficam para ti. 

Guardado está o bocado para quem o há-de comer.

Sem comentários:

Mais lidas da semana