segunda-feira, 27 de junho de 2022

MILHARES PROTESTAM EM MADRID CONTRA CIMEIRA DA NATO

#Traduzido em português do Brasil

Milhares estão protestando contra a cúpula da OTAN que deve decidir a adesão da Finlândia e da Suécia.

Milhares de pessoas protestaram em Madri neste domingo, carregando bandeiras de foice e martelo da ex-União Soviética, contra uma cúpula da Otan marcada para a próxima semana na capital espanhola.

Os líderes dos países membros se reunirão em Madri nos dias 29 e 30 de junho, em meio a forte segurança, enquanto a organização enfrenta o desafio sem precedentes da guerra na Ucrânia.

Espera-se que a OTAN considere a proposta de adesão da Finlândia e da Suécia , que é contestada pela Turquia, membro da aliança.

"Tanques sim, mas de cerveja com tapas", cantavam os manifestantes, que afirmavam que um aumento nos gastos de defesa europeus defendido pela Otan era uma ameaça à paz.

"Estou farto desse negócio de armas e matar pessoas. A solução que eles propõem é mais armas e guerras e nós sempre pagamos por isso. Então, sem OTAN, sem bases (do exército), deixe os americanos irem e nos deixe sozinho, sem guerras nem armas", disse Concha Hoyos, uma moradora aposentada de Madri, à Reuters .

Outro manifestante, Jaled, 29, afirmou que a OTAN não era a solução para a guerra na Ucrânia. A marcha contou com a participação de 5.000 pessoas, segundo os organizadores, mas as autoridades de Madri estimam o número em 2.200 (desonestidade transparente).

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, disse em entrevista a um jornal publicado no domingo que a cúpula também se concentrará na ameaça do flanco sul da Europa na África, na qual disse: "A Rússia representa uma ameaça para a Europa".

"O jantar dos chanceleres no dia 29 será centrado no flanco sul", disse ele ao jornal El Pais.

Al Mayadeen com agências

Sem comentários:

Mais lidas da semana