sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

SEGREDOS DOS "DEUSES TRAPACEIROS-CHEFES" DA UE, VON DER LEYEN E PFIZER

Chefes do Parlamento Europeu bloqueiam escrutínio público de von der Leyen sobre contrato da Pfizer

As preocupações de transparência sobre o papel do presidente da Comissão nas negociações serão tratadas a portas fechadas. Os altos escalões do Parlamento Europeu fecharam a porta para um interrogatório público da presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, sobre seu papel pessoal na negociação de um acordo multibilionário de vacinas com a Pfizer.

No mês passado , os legisladores do comitê especial do Parlamento sobre COVID-19 propuseram convidar von der Leyen para responder a perguntas sobre o maior contrato de vacina da UE, assinado no auge da pandemia. Foi na preparação para este contrato que ela teria trocado  mensagens de texto  com o presidente-executivo da Pfizer, Albert Bourla.

No entanto, numa reunião à porta fechada quinta-feira da Conferência dos Presidentes (CoP) — que inclui os chefes de todos os grupos políticos e o presidente do Parlamento — os dirigentes recusaram o pedido de realização de um interrogatório público . Em vez disso, eles decidiram pedir a von der Leyen para responder a perguntas em particular em algum momento no futuro, reduzindo o convite a quase nada.

"Foi acordado que o CoP poderá levantar ... as preocupações [do comitê COVID-19 do Parlamento] em sua próxima reunião regular com o presidente da Comissão", disse um funcionário da UE com conhecimento das discussões confidenciais.

É uma reviravolta irônica, visto que a controvérsia em torno das negociações de von der Leyen com a Pfizer se concentrou justamente na falta de transparência. Agora, quaisquer discussões que eventualmente ocorram acontecerão na frente de eurodeputados de alto escalão e fora dos olhos do público.

O deputado do Partido Popular Europeu na sala, Siegfried Mureșan, rejeitou a sugestão de que o grupo estava protegendo von der Leyen - também afiliado ao EPP - como uma "conclusão em busca de um argumento".

“O amplo consenso é que estamos em diálogo com ela [e] isso deve continuar nos formatos que funcionaram até agora e que estabelecemos”, disse ele ao POLITICO.

Responsabilidade... ou não

A decisão é uma derrota para o comitê especial COVID-19 do Parlamento Europeu, liderado pela eurodeputada socialista belga Kathleen Van Brempt, que pressionou a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, sobre o convite de von der Leyen. Várias idéias diferentes de como a presidente da Comissão poderia aparecer, variando de uma sessão pública na frente do comitê a uma audiência conjunta na Conferência dos Presidentes, foram lançadas.

Mas o próprio grupo S&D de Van Brempt apoiou o esforço para manter as discussões apenas a portas fechadas no CoP, de acordo com um porta-voz. Renew Europe, a terceira maior força, também compartilhou a posição de EPP e S&D.

Dois grupos - o grupo de conservadores e reformistas europeus de direita e os grupos de extrema-direita Identidade e Democracia - pressionaram por mais responsabilidade para von der Leyen, solicitando que ela se dirigisse ao plenário completo ou falasse em frente ao painel COVID dedicado.

E, na sequência da reunião, um porta-voz do Grupo de Esquerda disse: “É bom que ela venha falar sobre isso na CoP mas achamos que o Parlamento também deveria ter uma audiência pública com a VDL sobre isso, não apenas a Conferência de Presidentes”.

A reação dos deputados do comitê COVID-19, que agora será totalmente eliminada, é clara: eles não estão felizes.

O eurodeputado holandês Robert Roos, coordenador do comitê COVID do grupo ECR, chamou isso de "decisão vergonhosa".

"Von der Leyen negociou um acordo multibilionário com o dinheiro dos contribuintes da UE. Como Parlamento Europeu, devemos ser capazes de responsabilizá-la. Uma reunião secreta apenas com os presidentes dos grupos políticos não é prestação de contas", disse ele.

A vice-presidente do comitê COVID-19, a eurodeputada francesa Michèle Rivasi, do grupo Verdes, disse que as principais autoridades da UE estão tentando "manter isso em família".

Outro membro do comitê, Cristian Terheș, do grupo ECR, disse: “A razão pela qual este comitê COVID foi criado foi para descobrir o que aconteceu e por quê. Bem, ela deveria vir e responder a perguntas."

Uma proposta separada para revogar o acesso dos lobistas da Pfizer ao Parlamento Europeu em resposta à recusa de seu presidente-executivo, Albert Bourla, de comparecer perante o comitê COVID-19 também foi rejeitada pela CoP na quinta-feira, segundo o gabinete de Rivasi.

Um grande negócio

Os eurodeputados do comitê COVID queriam questionar a chefe da Comissão sobre o papel pessoal incomum que ela desempenhou na negociação do que acabou sendo o maior acordo de vacinas da UE de longe. Com um valor estimado de € 35 bilhões se for totalmente exercido, é para 900 milhões de doses da vacina BioNTech/Pfizer, com possibilidade de compra de mais 900 milhões.

Milhões dessas mesmas doses estão agora sem uso em armazéns em toda a UE, destinadas a aterros sanitários. Os negociadores estão tentando desesperadamente obter concessões da Pfizer para cancelar ou interromper algumas dessas entregas, aparentemente com pouco sucesso.

De acordo com reportagem do New York Times , von der Leyen trocou mensagens de texto diretamente com o presidente-executivo da Pfizer, Albert Bourla, para ajudar a fechar um acordo na preparação para o contrato, que foi fechado em abril de 2021. Esse mesmo jornal americano agora está processando para ter essas mensagens de texto divulgadas ao público.

Uma possível investigação do Ministério Público Europeu sobre a conduta de von der Leyen jogou mais lenha na fogueira. Em outubro, o órgão anunciou que estava investigando oficialmente as negociações da vacina, sem dizer se é o principal funcionário da Comissão que está na mira .

Carlo Martuscelli – Eddy Wax | Político | Imagem:  John Thys/AFP via Getty Images

Sem comentários:

Mais lidas da semana