quarta-feira, 17 de abril de 2024

Erdogan: Netanyahu, e não o Irão, deveria ser responsabilizado pelas tensões regionais

Islam Times | # Traduzido em português do Brasil

Falando aos jornalistas após uma reunião de gabinete na capital Ancara, Erdogan disse que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e a sua administração são responsáveis ​​pelos ataques aéreos do Irão em 13 de Abril, mas as potências ocidentais recusam-se a reconhecer este facto, informou o Daily Sabah.

“O principal ator responsável pela tensão que tomou conta dos nossos corações na noite de 13 de abril é Netanyahu e a sua sangrenta administração”, disse ele.

Observando que os ataques do fim de semana mostraram a duplicidade de critérios do Ocidente e o potencial de guerra na região, o presidente turco disse que é crucial identificar a principal razão por detrás do ataque de 13 de Abril.

“Desde 7 de Outubro, o governo israelita tem tomado medidas provocativas para alimentar o fogo na região”, disse Erdoğan, acrescentando que o ataque de Israel ao edifício consular do Irão em Damasco, em violação da Convenção de Viena, foi a gota de água.

Ele continuou dizendo que não foram muitos os países que reagiram contra o ataque de Israel, que desrespeitou completamente o direito internacional.

“Aqueles que não manifestaram qualquer oposição à agressão israelita durante meses, estão agora a correr para condenar a resposta do Irão”, disse Erdoğan, acrescentando que deveriam na verdade condenar e criticar Netanyahu, responsável pela morte de 34 mil civis, incluindo mulheres, crianças e bebés. , jornalistas.

“Alimentar o fogo e estragar continuamente a administração de Netanyahu não beneficia ninguém”, disse ele, acrescentando que tal postura injusta levará a novas tensões até que termine a opressão e o genocídio em Gaza.

Erdogan também disse que a Turquia não permitia a venda de quaisquer materiais que pudessem ser utilizados para fins militares por Israel, muito antes dos massacres em Gaza.

Ler/Ver em Islam Times:

EUA não buscam conflito com o Irã: porta-voz do Pentágono

UE alerta Israel; O confronto regional não é do interesse de ninguém

Primeiro-ministro da Malásia: ataques sem precedentes do Irã contra Israel são 'legítimos'

Sem comentários:

Mais lidas da semana