quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Paz em Moçambique: GOVERNO E RENAMO PREPARAM ASSINATURA DO ACORDO FINAL




O Governo e a Renamo concluíram, ontem, todos os pontos que vão integrar o memorando de entendimento que vai restabelecer a estabilidade política e social no país. As duas delegações vão, agora, preparar o encontro ao mais alto nível entre Armando Guebuza e Afonso Dhlakama, a quem cabe assinar o acordo final que vai validar os consensos alcançados.

Em mais uma ronda negocial,  as duas partes anunciaram, em definitivo, os principais aspectos que condicionavam o acordo para o fim das hostilidades no país.  Segundo avançam os chefes das delegações do Governo, Gabriel Muthisse, e da Renamo, Saimone Macuiane, as partes consensualizaram o documento com termos de referência dos observadores  militares internacionais.

Nesta ronda, foi também acordado que o Governo e a Renamo deverão submeter ao parlamento uma proposta da Lei de Amnistia, que vai despenalizar todos os crimes militares cometidos durante o conflito.

As duas partes vão, agora, preparar o encontro entre o Chefe de Estado e o presidente da Renamo, para a assinatura que vai validar o acordo.

Refira-se que foram necessárias 69 rondas de diálogo político para se chegar a consensos definitivos que vão acabar com a tensão político-militar que dura há mais de um ano 

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana