segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ramos Horta recebe título de Companheiro da Ordem da Austrália




08 de Setembro de 2014, 10:58

O antigo presidente da república de Timor Leste, José Ramos Horta, recebeu ontem, uma das mais altas condecorações australianas, o título de Companheiro da Ordem da Austrália, em Sidney, Austrália.

Na sua página de rede social, José Ramos Horta referiu a importância, da Austrália e da Indonésia, na questão da segurança e bem estar de Timor-Leste. 

O prémio nobel da Paz disse que sempre foi sua convição e mesmo obrigação, enquanto ministro dos negócios estrangeiros e presidente da república, promover o melhor relacionamento possível com a Austrália, a todos os níveis.

No seu comunicado, Ramos Horta expressou o seu sentimento de sensibilização e honra de ter recebido a Ordem de muito prestígio pelo Governador Geral da Austrália, o general Peter Cosgrove, que segundo o mesmo é um verdadeiro amigo de Timor-Leste.

Em entrevista à rádio SBS, o ex-chefe de estado, falou no desenvolvimento das relações de amizade e cooperação com a australia, desde a primeira hora. A Austrália é um país vizinho extremamente importante em Timor, como se provou em 1999, durante a crise, a pior crise do país, segundo mesmo, em que a Austrália interveio com a Interfet. E em 2006, quando tivemos outra crise e tivémos que recorrer pela questão de segurança.

Hoje como cidadão privado, continua a apoiar o seu país e faz aquilo que pode e lhe é pedido na questão de intesificar as relações, entre a Austrália e Indonésia.

Ramos Horta ao regressar para Timor, disse à SBS que tem um programa de atividades no país e que depois irá se deslocar às Nações Unidas, a Nova Iorque. A China, assim como alguns países fizeram convite para participar nalgumas conferências.

SAPO TL  - foto na rede social de Ramos Horta

Sem comentários:

Mais lidas da semana