quinta-feira, 11 de setembro de 2014

São Tomé e Príncipe: CEN TEME “PERTURBAÇÕES” NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO




Presidente do CEN adverte para a possibilidade de haver “perturbações” nas eleições de 12 de Outubro

10 Setembro de 2014 – Vitrina - O presidente da Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe (CEN), Victor Correia advertiu hoje o governo do arquipélago no sentido de encontrar mais meios financeiros para a realização das eleições legislativas, autárquicas e regionais marcadas para 12 de outubro próximo, evitando que haja “perturbações” durante os escrutínios.

“Sem meios necessários, e à tempo de nós trabalharmos, não vai ser fácil nós podermos garantir uma boa eleição. Estamos há um mês da realização dos escrutínios, só se conseguiu mobilizar uma parte (do financiamento) esperemos que a outra parte seja mobilizada a tempo para não haver perturbações no processo de realização das eleições”, disse Victor Correia no ato de entrega de 323 urnas encomendadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Há um mês das eleições, o governo conseguiu angariar dos parceiros, nomeadamente Japão, Timor Leste, Portugal, Taiwan, Estados Unidos da América e do PNUD pouco mais de 380 mil euros, dos mais de 800 mil necessários.

“Ficam deste modo assegurados cerca de 60 por cento dos meios financeiros que a Comissão Eleitoral Nacional necessita para executar as necessidades planeadas”, assegurou o ministro da defesa nacional e administração interna, Óscar Sousa.

No ato, o representante do sistema das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, José Salema aproveitou para lançar um apelo à comunidade internacional para apoiar o país na realização dessas eleições.

“Solicito mais uma vez a comunidade internacional a possibilidade de poderem continuar a apoiar São Tomé e Príncipe na realização destas eleições”, pediu José Salema.

As eleições legislativas, autárquicas e regionais em São Tomé e Príncipe estão marcadas para 12 de Outubro próximo.

Cerca de 13 formações politicas estas inscritas junto aos tribunais para concorrerem ao pleito, tendo os principais concorrente tornado publico já os nomes dos seus candidatos ao cargo de primeiro-ministro do próximo governo.

Osvaldo Vaz, economista e vice-presidente do MLSTP-PSD concorre como candidatos a primeiro-ministro deste partido, Patrice Trovoada, cujo governo caiu há dois anos através de moção de censura no parlamento concorre pelo Ação Democrática Independente (ADI) e Fradique de Menezes, que fez dois mandatos como presidente da república entre 2002 e 2012 concorre como candidato a primeiro-ministro pelo Movimento Democrático - Força da Mudança (MDFM-PL). M. Barros

Vitrina (st)

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana