sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Indonésia vai implementar acordo para facilitar movimentos fronteiriços timorenses - PM




Díli, 28 ago (Lusa) - O primeiro-ministro timorense disse hoje que a Indonésia se comprometeu a implementar, em breve, um acordo bilateral que permita aos timorenses obter vistos de chegada nos postos fronteiriços indonésios, facilitando assim o acesso ao enclave de Oecusse.

"Do lado timorense não há problemas. Um dos acordos que já se fez e não foi ainda implementado pela Indonésia é ter visto à chegada para os timorenses que querem atravessar a fronteira", disse Rui Maria de Araújo.

"O Governo indonésio manifestou prontidão de tentar resolver o assunto o mais rapidamente possível", afirmou.

Rui Maria de Araújo falava aos jornalistas à sua chegada a Díli depois de uma visita oficial de dois dias à Indonésia, a primeira desde que tomou posse em fevereiro, durante a qual se reuniu com o Presidente indonésio e com o secretário-geral da ASEAN.

O complexo e caro processo burocrático que os timorenses necessitam de cumprir para poder obter vistos na Indonésia, nomeadamente no que toca à travessia por terra para o enclave de Oecusse cria grandes dificuldades a cidadãos e empresas timorenses.

"Em Timor-Leste já temos este modelo para os indonésios e para os portugueses, por exemplo que podem pedir visto na chegada à fronteira em Batugadé. Mas nós não conseguimos fazer isso do lado indonésio", disse.

"Esse assunto foi falado e há disponibilidade do lado indonésio de resolver", disse, explicando que o acordo inclui facilidade no transporte de mercadorias.

O chefe do Governo timorense disse que durante os encontros na Indonésia se analisaram este e outros assuntos bilaterais variados, com destaque para questões como a delimitação das fronteiras entre os dois países.

No caso das fronteiras terrestres, disse, o processo de delimitação está praticamente concluído, devendo nas fronteiras marítimas o acordo ser feito de forma faseada.

"É mais simples ao norte e mais complexo na zona sul, por isso chegaremos a acordos de forma faseada", explicou, sublinhando que o objetivo é ter a questão das fronteiras terrestes concluída até ao final do ano.

O primeiro-ministro disse ainda que transmitiu ao Presidente indonésio Joko Widodo um convite do chefe de Estado timorense, Taur Matan Ruak, para visitar Timor-Leste.

ASP // DM

Sem comentários:

Mais lidas da semana