domingo, 30 de agosto de 2015

Moçambique. KA TEMBE. FUZILEIROS NAVAIS MALTRATAM POPULAÇÕES




Maputo, 20 Ago (AIM) Os residentes do Bairro de Incassane, no Distrito Municipal de Ka Tembe, do outro lado da baia de Maputo, denunciaram as cenas de agressões e outras formas de maus-tratos protagonizados pelos militares da Escola de Fuzileiros Navais, localizada no distrito.

Esses militares não sabem conviver com as populações deste bairro, porque sempre que estão embriagados criam instabilidade no seio das populações e isso nos preocupa e não nos sentimos livres no nosso próprio país, disse o residente Carlos Boa Vida, queixando-se ao edil de Maputo, David Simango, durante a sua visita àquele distrito.

Segundo Boa Vida, os fuzileiros desconfortam as populações do bairro, protagonizando cenas de agressões e vandalizando os bens das populações civis.

Há dias, o meu sobrinho teve que fugir de casa porque os militares queriam torturá-lo, mas ele não cometeu nenhum mal ou crime, disse Boa Vida, anotando que em casos de brigas com alguém, eles aparecem em massa para agredir as pessoas, por exemplo, os que me maltrataram, há anos atrás, eram onze.

O residente, visivelmente indignado, Boa Vida disse
eu acho que é chegada a hora de pormos fim a isso, e se governo não tomar providências, faremos um abaixo-assinado porque isso nos dói bastante já que, em 2002, um jovem foi agredido até a morte.

Elias Timbane, residente do mesmo bairro, confirma a ocorrência desta situação, entretanto, ele diz que os mesmos pararam de agredir as populações há alguns anos.

Eles agrediam pessoas nas barracas. No meio duma conversa era possível eles agredirem-te sem necessidade e, nessa altura, algumas pessoas paravam no hospital lesionadas, disse Timbane, acrescentado que, por vezes, os civis retaliavam aos ataques dos militares.

O residente acarentou
as vezes, durante o treinamento, os militares cantavam cancões insultuosas mas isso foi resolvido pelas estruturas do bairro e, actualmente, eles estão bem comportados ali dentro do quartel.

Respondendo as inquietações, o Presidente do Conselho Municipal disse que, para se resolver a situação, o Conselho Municipal de Maputo vai entrar em contacto com o Ministério da Defesa Nacional, Salvador Ntumuke.

Para solucionar o problema que nos apresentam, vamos falar com o ministro da defesa para que a situação seja resolvida o mais breve possível porque não nos agrada também, prometeu Simango.

(AIM) AHM/le

Sem comentários:

Mais lidas da semana