sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Portugal. COSTA ACUSA PASSOS DE “IMPRUDÊNCIA” E DE ASSUSTAR OS PORTUGUESES



O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu na quinta-feira o regresso a uma "trajetória de normalidade constitucional", considerando que só existirá crise política em Portugal se alguém a criar.

Na sessão de abertura de um encontro com militantes no Porto, António Costa fez um discurso muito crítico sobre a "irresponsabilidade" e "imprudência" do primeiro-ministro e demais políticos com funções de alta responsabilidade "andarem a assustar os portugueses sobre as condições de estabilidade".

"Estão criadas todas as condições para que, tão rapidamente quanto o queiram, podermos ter um novo Governo que possa ser viabilizado na Assembleia da República, que ponha termo a este período de incerteza, de intranquilidade e que devolva estabilidade ao país", sustentou.

Costa pediu para não serem criadas crises artificiais, de modo caminhar para o que chamou um "reencontro com a Constituição".

"É por isso tempo de não se criar uma crise política artificial. Em Portugal, não há crise politica se não a criarem. Em Portugal, o que se verificou esta semana foi o normal funcionamento do regime democrático, no estrito cumprimento da Constituição e, eu até diria mais, do reencontro com a Constituição", afirmou, apelando à necessidade de se retomar "a trajetória de normalidade constitucional".

O secretário-geral socialista disse nunca imaginar ver políticos dos quais o PS diverge, "mas que exercem funções de alta responsabilidade no Estado português" - um deles sendo ainda primeiro-ministro, outro sendo ainda ministro dos Negócios Estrangeiros, outra sendo ministra das Finanças - a permitirem-se terem "a imprudência de andarem a assustar os portugueses sobre as condições de estabilidade", e foi perentório: "mas que irresponsabilidade esta atuação".

"Onde é preciso chegar para termos que ver que temos mais a agradecer a mensagem de tranquilidade e serenidade que transmite o ministro das Finanças alemão por contraste pelo que diz o Governo português aos mercados e à Europa", ironizou.

Mas o discurso endureceu também em relação ao CDS e a propósito das diferenças entre os partidos à esquerda - que estes não querem nem precisam de disfarçar - Costa atirou: "nós não precisamos de fazer como fez PP, que transformou-se de CDS em PP para combater a integração europeia, a eliminação do escudo e a adesão ao Euro e que, para poder ter participação no Governo, enterrou a sua campanha contra o euro e agora até parecem ser os campeões da integração europeia".

"Aqui não se trata de trocar convicções por lugares no Governo, não se trata de tornar o que é irrevogável em revogável, para se passar de ministro a vice-primeiro-ministro, para dois anos até oferecer gentilmente o lugar de primeiro-ministro para ver se ao menos de mantém ministro. Não, isto não é assim", disse, apontando diretamente a Paulo Portas.

O secretário-geral socialista garantiu que "ninguém está discutir a fusão dos partidos nem a identidade de cada um" de um dos partidos e deixou a pergunta: "será que é necessário pensarmos o mesmo sobre a NATO para nos entendermos sobre a urgência da atualização do salário mínimo nacional?".

António Costa explicou que, apesar de o grau de acordo existente entre os partidos da esquerda não ser suficiente para estarem todos as forças no Governo, um executivo socialista será viabilizado maioritariamente pela Assembleia da República e o PS "pode governar com condições de estabilidade".

Apesar de ver muita gente a falar de acordos, na opinião de António Costa, não se está a pôr o essencial em cima da mesa, uma vez que isso passa pelo programa de Governo, que "é absolutamente compatível com todos os compromissos internacionais do estado português".

Jornal de Notícias

Leia mais em Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana