sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

GOVERNO SÃO-TOMENSE ASSINA CONTRATO DE PARTILHA DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO



A Agência Nacional de Petróleo são-tomense (ANP) e a Equator Exploration assinaram hoje um contrato de partilha de produção do bloco 12 na Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé e Príncipe no valor de 2,25 milhões de euros.

O contrato assinado resulta dos direitos adquiridos pela empresa PGS em 2001 e posteriormente transferidos para a Equator Exploration antes do primeiro leilão de blocos efetuado pela Agência Nacional de Petróleos em 2010.

Com a assinatura desse contrato, a ANP detém 12,5 por cento de interesse participativo neste bloco, que tem uma profundidade média de 2500 metro e cobre uma área de 7032 quilómetros quadrados.

De acordo com o diretor executivo da ANP, esse contrato terá uma duração de 28 anos, com os primeiros oito dedicados à pesquisa e os restantes 20 para desenvolvimento e produção.

O Equator Exploration, que opera em São Tomé desde abril de 2012 no quadro do contrato assinado com o governo são-tomense para a exploração do bloco cinco na ZEE, tem 30 dias para depositar 2,5 milhões de dólares na conta da Agência Nacional de Petróleo.

À margem da cerimónia de assinatura do contrato de partilha de produção do bloco 12, foi igualmente assinado pela Agência Nacional de Petróleo a concessão de interesse que autoriza a transferência de 65% dos interesses participativos da Equator Exploration para a Kosmos Energy, relativamente ao bloco 05.

Com essa concessão, a Equator ficará apenas com 20% dos direitos participativos e a Kosmos Energy passará a ser operadora do referido bloco.

O diretor da agência são-tomense de petróleo, Orlando Sousa Pontes considera que devido a "promoção sistemática", o país conseguiu "atrair para a zona económica exclusiva cinco companhias, cada uma com a sua dinâmica", o que "demonstra que no contexto da indústria petrolífera mundial, a ZEE de São Tomé e Príncipe é cada vez mais atrativa e promissora".

"Agora estamos em condições de inaugurar uma nova etapa que será de intensas pesquisas sísmicas na certeza de que nos próximos anos tenhamos boas notícias", acrescentou Orlando Sousa Pontes.

MYB // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana