quinta-feira, 14 de abril de 2016

CHINA CRITICA SITUAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NOS EUA



Pequim criticou hoje a violência policial e violação dos direitos humanos nos Estados Unidos, em resposta às acusações à China no relatório anual de direitos humanos do Departamento de Estado norte-americano, publicado na quarta-feira.

"O governo norte-americano recusa olhar-se ao espelho e tem necessidade dos outros para fazer isso", ironiza a China num relatório sobre o tema dos direitos humanos hoje publicado, de acordo com a agência Nova China, citada pela AFP.

Esta troca de críticas e acusações ocorre todos os anos, em consequência da publicação do relatório anual dos direitos humanos do Departamento de Estado norte-americano, que nunca poupa Pequim. A China responde, desta feita, com um documento que visa exclusivamente os Estados Unidos.

O ministério chinês dos Negócios Estrangeiros também denunciou o relatório do Departamento de Estado numa conferência de imprensa, em que a apelou a outros países para se absterem de comentar os assuntos internos da China. "Nenhum país deveria utilizar a questão dos direitos humanos para se imiscuir nos assuntos internos de outros países", declarou o porta-voz do ministério, Lu Kang, citado pela AFP.

No documento publicado hoje, o Conselho chinês dos Assuntos de Estado denuncia o papel do dinheiro na política norte-americana e a violência com armas de fogo. Para Pequim, foi a "grande frequência dos tiroteios o que mais profundamente marcou o mundo a propósito dos Estados Unidos em 2015".

No relatório do Departamento de Estado norte-americano considera-se que a pressão sobre os militantes dos direitos civis e políticos na China "aumentou sensivelmente" em 2015, referindo nomeadamente a existência de uma repressão "intensa" sobre os advogados de acusados em casos de assuntos sensíveis.

APL// APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana