domingo, 4 de fevereiro de 2018

Angola | "É PRECISO TER MUITO AZAR"


Fernando Vumby | opinião

O KOTA JAJÃO (JOÃO LOURENÇO) FAZ-NOS O MANGUITO E A OPOSIÇÃO POLÍTICA ESTÁ AINDA PIOR QUE O BICHO-CARPINTEIRO! ATÉ PARECE QUE LHES DERAM A BEBER ÁGUA DE SABÃO!

NÃO ESTAREMOS A INTERPRETAR MAL AS PALAVRAS DE JES? DISSE POVO ESPECIAL OU OPOSIÇÃO POLÍTICA ESPECIAL?

Vendo bem as coisas o povo até não votou mal, deu maioria à oposição política. Sendo assim que culpa tem o povo da oposição se dar por feliz e em aceitarem todo tipo de humilhações e mais alguma coisa em nome da paz? - Dizem eles.

Eu aposto com quem quiser, esta palavra de ordem da oposição política vai-se repetir em outros próximos processos eleitorais, o MPLA já sabe como intimar os líderes da oposição política em Angola chamem-se eles como se chamarem, pois ate nem tem sido difícil ao regime convencer aos seus opositores á ficarem calados se não quiserem serem fuzilados.

JOÃO LOURENÇO FAZ-NOS O MANGUITO E A OPOSIÇÃO POLITICA ESTÁ AINDA PIOR QUE O BICHO-CARPINTEIRO

A oposição política angolana hoje ate me parece estar á funcionar mais como uma espécie de conselheiro de um João Lourenço, que ate por detrás se farta de rir da tamanha estupidez em se ganhar eleições e não governarem e nem se quer meterem o povo na rua para exigir que se reponha a verdade dos factos eleitoral.

Há um dois anos atrás não tinha imaginado que hoje a situação chegasse a este ponto em que os angolanos deixaram de levar á sério quem desgoverna e pior do que isto cada vez com menos confiança na oposição política.

Uma oposição política que ate antes das eleições tinha dito que o povo já não estava preparado para aceitar mais uma batota eleitoral.

Ser oposição política me parece, ser mais um negócio em que a oposição política especial e os outros também ganham menos este amontoado de gente que se chama povo.

LEI DA PROBIDADE & COMBATE Á CORRUPÇÃO!  

Só o tolo pode acreditar que com João Lourenço e com as mesmas pessoas que mudaram de uns lugares para os outros a corrupção vai diminuir e a lei da probidade será posta em prática.

Angola vive hoje um paradoxo tal, que por mais que se dê um toque aqui e acolá, se amplie a transparência da política e da gestão publica, a corrupção reproduziu-se de tal modo que se tornou na pratica mais corriqueira no país, ao ponto que já quase ninguém consegue mais viver sem ela.

 Por exemplo, alguém já imaginou quantos nestes 100 dias de presidência de João Lourenço já deram um golpinho aos cofres públicos? Acreditar que nenhum deu ate agora, é ser não só parvo, como é acreditar que da mesma merda seja possível vir dois cheiros diferentes.

Então as pessoas não são as mesmas que foram apenas mudadas de uns lugares para o outro havendo ate mesmo casos onde tiraram o sobrinho e colocaram o tio, irmão, cunhado ou primo?

Apesar de alguma boa vontade, com essa política de se exonerar e não se pedir contas com julgamentos e condenações, estamos a ficar condenados á não ver nada de positivo que fomente á probidade, e pior quando pessoas ate são nomeadas apenas porque contribuíram bastante para que uma batota eleitoral garantisse esta presidência.

FESTA RIJA NA SANZALA PORQUE PRENDERAM OS ASSASSINOS DO SOBRINHO DE JES?

Já não é nada de novo este tipo de festa grande na sanzala, pois onde tudo é uma farsa os assassinos de uns serão sempre descobertos com grandes facilidades quando não fabricados.

Enquanto de outros até as ordens superiores se tornam em leis para serem embarrados, silenciados ou mandados para fora do país longe dos olhares curiosos e furiosos!

E OS ASSASSINOS DOS OUTROS, SEM LIGAÇÕES COM GENTE DO GOVERNO?

Tudo é curioso e espantoso em Angola, quando se trata da atuação da policia secreta, da investigação criminal e de outros instrumentos existentes ao serviço exclusivo se do regime ou de umas tantas pessoas isto é o mais difícil de se perceber onde quase todas as instituições do Estado não passam de farsas.

Numa Angola onde a violência e a morte é apenas reflexo de que o pais é governado por criminosos, gente pouco seria e onde ate a dualidade de critérios no momento da atuação ate já parece se ter tornado num negócio fabuloso, coitados são os que morreram e já só contam para a história, porque as ordens superiores para não se investigar acabaram por se tornar em lei á cumprir.

No perverso universo da violência contra todos que não alinham, não são parentes de governantes as cifras de casos de assassinatos em que os assassinos nunca foram descobertos, encobertos, protegidos, estimulados e porreirinhos da vida falam por si só mesmo.

Hoje todos aplaudem e ainda bem, porque os assassinos do sobrinho de JES e outros de familiares de governantes são localizados e presos pela policia de investigação criminal geralmente num curto espaço de tempo, mas alguém já perguntou ou tem tido tempo num país onde todos correm atrás do mesmo , onde estão os assassinos de tantos dirigentes, militantes, simpatizantes e amigos da UNITA nunca localizados por exemplo?

E os assassinos nossos de cada dia nos Zangos, Viana, Cacuaco, Huambo, Benguela ou nas Lundas que ate já parece uma espécie de matador nacional?

E os de Nfulupinga, Ricardo Melo, Martinho Calembe na Comuna do Cuíma vitima de um ataque por homens do MPLA, Eduardo Monteiro Catchindimbi, Jaime António empresário jovem cravado de balas encomendadas, engenheiro Brito e outros tantos muitos deles nunca mencionados?

Fórum Livre Opinião & Justiça | Fernando Vumby

Sem comentários:

Mais lidas da semana