sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Chega diz desconhecer que tem neonazis nas suas fileiras

Com todo o descaramento o Chega – que é uma chaga nesta democracia lusa tão deficitária – afirma desconhecer que tem neonazis nas suas fileiras. É sabido que descaramento não falta a Ventura e aos seus “muchachos” e suas “muchachas”. E ainda lhe vão perguntar? 

Também é sabido que o Chega é constituído por racistas de primeira água (suja), assim como também se tem comprovado pelos seus dizeres que pelo menos são uma das antecâmaras do nazismo a aproveitar-se da democracia deficitária que existe em Portugal, na União Europeia, no mundo ocidental eivado de neoliberais e criminosos do capital.

O Expresso, em trabalho dos jornalistas da casa, levanta a ponta do véu das dúvidas infantis e ingénuas que contém e foi esclarecer se o Chega tem conhecimento da “infiltração” de neonazis nas suas fileiras. O Chega respondeu que desconhece mas que está a investigar. Resposta esperada e evidente. Ou queriam que a colheita de resposta tivesse sido afirmativa, ao estilo: “Sim senhor, temos neonazis nas nossas fileiras com muito prazer”?

Numa assentada: Só não sabe quem não tem os cinco alqueires bem medidos na carola ou esterco em vez de miolos, que o Chega é neonazi, que é racista, de acordo com a sua doutrina, e que se cometer violência descarada, reconhecendo-a, só tem a perder. Por tal tem de fazer de conta que é um partido político democrata e tolerante – quando não o é. Como os apaniguados de Hitler e do nazismo aproveita-se da democracia, das eleições, dp populismo descarado e manipulante, para se ir impondo e crescer. Depois, conseguindo-o, é o que se sabe, o nazismo, a desumanidade, os crimes, são mostrados puros e duros.

Está mais que provado que temos compatriotas, cidadãos, vizinhos, que parece que são cegos. Lamentável e muito perigoso.

Do Expresso deixamos um lamiré do que a propósito é publicado contidamente. Só um resumo. Para ler na integra é exigido que sejamos assinantes… As finanças de uma larga maioria “anda curta”, uma constatação infeliz deste Portugal tão roubado e vilipendiado pelos senhores da política, da alta finança e outros vigaristas – aqueles de poderes que se vieram implantando pé ante pé após o 25 de Abril de 1974.

“Fascismo nunca mais” – diziam os portugueses a plenos pulmões após a queda do regime salazarista e colonial-fascista… Pois. Veremos se assim será.

MM | PG


Neonazis infiltram-se no Chega. Partido desconhece

Hammerskins querem aproveitar a onda de Ventura para espalhar o ódio racial. Chega diz não ter conhecimento de neonazis a juntarem-se ao partido

Os membros do Portugal Hammerskins (PHS), organização neonazi responsável pela morte de Alcindo Monteiro em 1995 e pelo espancamento de negros, homossexuais e comunistas, estão a juntar-se ao Chega, alertam ao Expresso fontes judiciais e de várias polícias. São sobretudo os mais antigos, muitos com passado de violência, os que decidiram vincular-se ao partido liderado por André Ventura. Alguns desligaram-se mesmo das atividades do PHS e dedicam-se agora a participar em comícios, jantares e fóruns online deste partido de extrema-direita.

As autoridades acreditam que o motivo principal para esta mudança “estratégica” está na crescente popularidade do Chega, partido com que partilham muitas ideias, nomea­damente na discriminação de imigrantes e minorias étnicas. “Eles veem o partido como uma plataforma mais vasta do que a do PHS, onde podem passar mais despercebidos e espalhar com facilidade o ódio racial e teorias mais radicais. Ou seja, aproveitam-se de um mecanismo legal para potenciar a sua mensagem”, defende um alto responsável que investiga o universo da extrema-direita.

Hélder Gomes | Hugo Franco | Rui Gustavo | Expresso

Imagens: 1 - Ventura: 2 - Partido diz que “todos são bem-vindos desde que se convertam à mensagem do Chega” e garante que estão a “averiguar todas as infiltrações de extremistas” // José Fernandes

Artigo Exclusivo para assinantes

Sem comentários:

Mais lidas da semana