sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Guerra Suja do Governo Britânico contra a Síria

# Publicado em português do Brasil

Steve Sweeney | Al Mayadeen

A descoberta de um “fundo secreto para grupos jihadistas” do governo britânico de £ 350 milhões não deixa dúvidas de que a Grã-Bretanha está travando uma guerra suja secreta contra a Síria.

Jornalistas investigativos do Reino Unido desclassificado publicaram os resultados da pesquisa na semana passada detalhando como o Fundo de Conflito, Estabilidade e Segurança do governo clandestino (CSSF), que parece ter muito pouca supervisão, tem financiado projetos de oposição na Síria há anos.

Naturalmente, Westminster se manteve tímido sobre exatamente quais grupos estão recebendo o dinheiro dos contribuintes britânicos, recusando-se a fornecer mais detalhes do que o necessário. Ele se esconde por trás de noções vagas de “segurança nacional” para justificar sua falta de transparência.

A CSSF se dedica a apoiar “Grupos Armados Moderados” na Síria, embora não esteja totalmente claro quais organizações se referem. 

Mas, dado que a maioria dos projetos opera em áreas controladas por organizações afiliadas à Al-Qaeda, é razoável concluir que eles provavelmente são grupos jihadistas que, segundo a própria definição do governo britânico, seriam classificados como facções terroristas.

Muitos dos nomes dos empreiteiros que entregam os projetos também são redigidos, de acordo com o autor do relatório Desclassificado do Reino Unido, Mark Curtis.

Mas quase £ 30 milhões foram gastos em 2016-17 em um dos projetos administrados pelo Ministério das Relações Exteriores britânico, que forneceu assistência e equipamento técnico para "capacitar a Oposição Armada Moderada no sul da Síria a gerenciar melhor o território que controla".

Outro projeto chamado “Fortalecimento das estruturas de governança dentro da Síria”, focado em quatro províncias no noroeste da Síria - Damasco Rural, Aleppo, Idlib e Dara'a. 

Essas áreas foram descritas como “sitiadas”, mas não teria sido difícil ver que os jihadistas seriam os principais beneficiários do projeto.

De fato, um relatório de 2017 reconheceu que seu lançamento "coincidiu com o ressurgimento de Hay'at Tahrir al-Sham's [sic], um grupo afiliado à Al-Qaeda, em Idlib". Esse grupo, junto com outros jihadistas, agora controla o noroeste da Síria, causando grande sofrimento a cerca de 4 milhões de sírios que vivem lá.

A Grã-Bretanha tem “intervindo” na Síria desde 2011, no que muitas vezes é falsamente alegado como uma “revolta pacífica” contra o governo sírio, agrupada como parte da chamada Primavera Árabe que começou na Tunísia e varreu a região.

Estava enviando armas e outros equipamentos por meio do que o jornalista Seymour Hersh descreveu como "uma linha de ratos" através da Líbia e do sul da Turquia até o Exército Sírio Livre, - desde então rebatizado de Exército Nacional Sírio - uma organização cujas fileiras são preenchidas por ex-"ISIS". e membros do al-Nusra e soldados de infantaria.

O então secretário do Exterior britânico, William Hague, chegou ao ponto de planejar um governo de oposição em espera no norte do país, preparado para assumir o controle assim que Assad fosse derrubado.

O programa secreto da CIA Operação Timber Sycamore dos EUA também funcionou durante este período, canalizando cerca de US $ 1 bilhão para financiar, armar e treinar a miríade de organizações jihadistas que Washington agora afirma absurdamente estar lutando na Síria e no Iraque para justificar sua presença contínua em ambos países.

As revelações da guerra suja sendo travada para derrubar o governo sírio não deveriam ser nenhuma surpresa; embora as leais organizações de mídia corporativa da Grã-Bretanha tenham cuidadosamente ignorado o relatório Desclassificado do Reino Unido. Fazer isso exporia seu refrão constante - que a Grã-Bretanha não está fazendo nada na Síria - como um monte de mentiras.

Os principais meios de comunicação da Grã-Bretanha também foram usados ​​como parte de uma guerra de propaganda contra o governo sírio.

Em 2020, documentos vazados revelaram como o governo britânico criou uma rede de “jornalistas cidadãos” em toda a Síria e outros países do Oriente Médio, muitas vezes sem que eles soubessem que estavam sendo dirigidos de Londres.

Os “jornalistas” recrutados foram informados de que seus equipamentos e estipêndios entre US $ 250 e US $ 500 (£ 195- £ 390) por mês vinham de grupos de oposição.

Outros foram pagos por fotos ou videoclipes individuais, como filmagens de “soldados rebeldes” distribuindo comida que poderia então ser retransmitida para grandes emissoras como Sky News, BBC ou al-Jazeera como conteúdo autêntico produzido pela Síria.

O apoio do governo britânico à organização pseudo-humanitária apoiada pelos jihadistas, os Capacetes Brancos, está bem documentado. 

Mas a manipulação de um relatório da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que visava culpar o governo de Assad por um suposto ataque químico a Douma, foi amplamente ignorada.

Meus relatórios para o Morning Star e os de Peter Hitchens para o Mail on Sunday foram a única cobertura na mídia britânica, uma omissão séria, visto que levou a ataques aéreos contra a Síria pela Grã-Bretanha, França e Estados Unidos e poderia ter levado a um -para fora da guerra.  

Esses atos são parte das operações secretas da Grã-Bretanha em sua tentativa de derrubar o governo Assad, algo que não pode ser feito abertamente por meio de intervenção militar.

Não é segredo que a Grã-Bretanha, sob o comando do ex-primeiro-ministro David Cameron, queria se juntar a uma guerra apoiada pelos EUA contra a Síria. 

O fato de ele ter perdido uma votação parlamentar em agosto de 2013, que teria autorizado uma ação militar contra o presidente Bashar al-Assad “para impedir o uso de armas químicas”, foi em grande parte devido ao movimento anti-guerra da Grã-Bretanha.

Embora os dois milhões de pessoas que se manifestaram nas ruas de Londres contra a iminente guerra liderada pelos EUA / Grã-Bretanha no Iraque não tenham conseguido impedir o ataque militar, isso certamente mudou a opinião pública. 

As mentiras contadas pelo então primeiro-ministro Tony Blair ao parlamento e ao povo britânico para justificar o envolvimento na desastrosa invasão e ocupação tornaram mais difícil vender uma intervenção semelhante novamente.

Deixou a Grã-Bretanha voltar ao seu antigo método testado e comprovado de financiar e apoiar organizações por procuração, que, como potência colonialista, usou e cultivou com grande eficácia por meio de esquadrões da morte em países como Indonésia, Irlanda e Índia.

Também financiou e apoiou a Irmandade Muçulmana contra Nasser no Egito, quando os interesses britânicos no Oriente Médio foram ameaçados e esperava que sua influência se espalhasse para a Síria no momento em que Damasco assinou um acordo de ajuda técnica com a União Soviética.

Depois que os planos de intervenção militar na Síria foram frustrados pelos serviços de inteligência em 1956, a estratégia britânica e americana mudou de rumo com o secreto “Plano Preferencial”, mais uma vez conspirando para usar a Irmandade Muçulmana para provocar um levante interno.

Os serviços de inteligência contaram com uma tática usada até hoje; os chamados incidentes de “bandeira falsa” que eles esperavam poder culpar na Síria. Eles esperavam que vários incidentes nas fronteiras do país com a Jordânia e o Iraque seriam suficientes para desencadear uma intervenção militar.

No centro do "Plano Preferencial" estava o assassinato de indivíduos-chave, incluindo o chefe da inteligência militar síria, o chefe do estado-maior geral da Síria e assustadoramente o líder do Partido Comunista Sírio, Khalid Bakdash, que na época era membro do parlamento .

O plano acabou sendo abandonado devido ao apoio morno dos vizinhos da Síria, mas a interferência britânica na região, e o desejo de hegemonia e controle imperialista continua até hoje, conforme exposto pelas recentes revelações.

As razões para a intervenção contínua da Grã-Bretanha e o desejo de derrubar Assad são claras, embora sua recente reeleição tenha desferido um golpe nas ambições imperialistas, algo reconhecido por países que estão reabrindo embaixadas e consulados em Damasco.

A recente visita do ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi à região, que incluiu uma reunião com Assad após sua posse, também deve ter soado o alarme, particularmente sua sugestão de que a Síria poderia se tornar parte da ambiciosa Iniciativa Belt and Road.

O apoio de Pequim à Síria e o fortalecimento das relações bilaterais entre as duas nações, junto com o compromisso de ajudar a reconstruir o país enquanto ele se recupera de 10 anos de intervenção estrangeira, serão vistos com cautela tanto pela Grã-Bretanha quanto pelos Estados Unidos.

O governo britânico temia por muito tempo que a China conseguisse um ponto de apoio na região, em particular no que se refere ao petróleo do Oriente Médio, cujo controle costuma estar no centro das considerações geopolíticas.

O fato de grande parte dele fluir para o leste, em direção à China, será de particular preocupação, ainda mais porque Washington teme o declínio do dólar como moeda global e, com ele, a capacidade dos Estados Unidos de controlar os mercados financeiros mundiais.

O apoio da China pode ser crucial enquanto a Síria pressiona por sanções punitivas dos EUA que estão paralisando a economia do país, já que Assad promete expulsar as forças de ocupação turcas e americanas e trazer estabilidade ao país.

Pequim tornou-se o principal foco dos imperialistas, sujeito a uma série de sanções, uma campanha de propaganda sendo travada contra ela e a ameaça de intervenção militar com navios de guerra e outros equipamentos sendo mobilizados para a região.

O presidente dos EUA, Joe Biden, usou as recentes cúpulas do G7 e da Otan para obter apoio para sua tentativa de conter a China política e militarmente, com ambas as organizações divulgando declarações afirmando que Pequim representava uma ameaça à "ordem baseada em regras internacionais".

Tanto a Grã-Bretanha quanto os Estados Unidos temerão um realinhamento global fora de sua esfera de influência, com uma série de países agora olhando para a Rússia e a China, construindo novas relações política e economicamente.

Os antigos impérios estão se enfraquecendo, mas isso também os torna perigosos. Tem visto o aumento das hostilidades para derrubar governos na Venezuela, Cuba, Nicarágua, Irã, Síria e outros países na tentativa do imperialismo de hegemonia e controle global, junto com sua pilhagem de recursos naturais.

Mas também viu um aumento da resistência que frustrou seus esforços de mudança de regime, infligindo derrotas políticas e militares, enquanto a guerra econômica dos EUA até agora não conseguiu virar as populações contra seus governos democraticamente eleitos.

O público britânico merece saber a verdade sobre as guerras sujas de seu governo e seu envolvimento em operações secretas em todo o mundo. 

O envolvimento contínuo da Grã-Bretanha e as tentativas de derrubar o governo Assad estão condenados ao fracasso. 

Isso só serve para causar sofrimento ao povo sírio e abastece os mesmos grupos jihadistas que exportaram o terror para as ruas da Grã-Bretanha e de outros países.

Sem comentários:

Mais lidas da semana