sábado, 21 de agosto de 2021

Os direitos das mulheres e a missão 'civilizadora' dos EUA...

Os direitos das mulheres e a missão 'civilizadora' dos EUA no Afeganistão

# Publicado em português do Brasil 

Belen Fernandez* | Aljazeera | opinião

Os esforços imperiais dos EUA no Afeganistão e em qualquer outro lugar do mundo nunca beneficiaram as mulheres e seus direitos.

Em julho, o ex-presidente dos Estados Unidos e criminoso de guerra que se tornou retratista George W Bush lamentou a iminente retirada das tropas americanas do Afeganistão, quase 20 anos depois que ele ordenou a invasão do país.

Mulheres e meninas afegãs, advertiu Bush, sofreriam "danos indescritíveis" por conta da saída dos Estados Unidos - uma avaliação irônica, para dizer o mínimo, vinda do homem que deu início a uma "guerra ao terror" que até agora matou mais de 47.000 civis (incluindo mulheres) só no Afeganistão e milhões de desabrigados.

Com certeza, a situação difícil das mulheres afegãs nas mãos do Taleban ofereceu desde o início um pretexto útil para a devastação militar dos EUA.

Muito antes dos ataques de 11 de setembro sequer terem ocorrido, políticos, celebridades e ativistas autodeclaradas feministas dos EUA vinham pressionando por uma “libertação” das mulheres no Afeganistão que se encaixasse convenientemente com os interesses geoestratégicos imperiais. Como se “bombardeio em massa do B-52” - para usar a terminologia do New York Times - tivesse sido bom para as mulheres, muito menos para qualquer outro organismo.

Em novembro de 2001, um mês após o lançamento da invasão de Bush, a então primeira-dama Laura Bush caridosamente pegou ondas de rádio nos Estados Unidos para assegurar aos ouvintes que a "luta contra o terrorismo" era simultaneamente uma "luta pelos direitos e dignidade das mulheres", e que a situação das mulheres e crianças afegãs era “uma questão de crueldade humana deliberada praticada por aqueles que procuram intimidar e controlar”.

Não importa que a mesma coisa possa ser dita sobre a invasão das forças dos EUA que realizam “questões” como bombardear um hospital do Médicos Sem Fronteiras em Kunduz com um helicóptero Lockheed AC-130, incinerando pacientes e decapitando equipes médicas.

Em seu discurso de rádio, a primeira-dama passou a afirmar com justiça que "as pessoas civilizadas em todo o mundo estão falando com horror, não apenas porque nossos corações se partem pelas mulheres e crianças no Afeganistão, mas também porque, no Afeganistão, vemos o mundo os terroristas gostariam de se impor a todos nós ”.

Quanto ao mundo que a própria superpotência global já havia imposto a todos os outros, não havia menção de corações partidos internacionais em nome de esforços civilizatórios como as sanções dos EUA ao Iraque que, em 1996, teriam causado a morte de cerca de meio milhão Crianças iraquianas de ambos os sexos.

Na verdade, a missão civilizadora transparentemente orientalista dos EUA no Afeganistão - de uma peça com a retórica colonial milenar no Oriente Médio e além - torna-se ainda mais nauseante quando se lembra do histórico dos EUA de tratamento transparente e incivilizado de mulheres em todo o mundo.

Para citar um exemplo de uma multidão infinita, houve aquela época na década de 1970 em que os Estados Unidos deram à junta militar argentina carta branca para perseguir seus próprios “terroristas” - neste caso, cerca de 30.000 supostos esquerdistas que foram atirados de aviões às suas mortes marítimas ou de outra forma dispensada.

A BBC observa que os militares argentinos “limitaram o assassinato de mulheres grávidas”, que foram “autorizadas a dar à luz na prisão - apenas para serem assassinadas alguns dias depois”.

Que tal isso para os direitos das mulheres?

Depois, há a perene carta branca dos EUA estendida ao massacre de mulheres e meninas palestinas e libanesas, além de homens e meninos por Israel.

Incidentalmente, a institucionalização do terrorismo israelense, apoiado pelos EUA, de árabes regionais desempenhou um papel importante no fomento dos ataques de 11 de setembro. Como o falecido Robert Fisk - o primeiro jornalista ocidental a entrevistar Osama bin Laden - escreveu prescientemente por ocasião do 11 de setembro, "esta não é realmente a guerra da democracia contra o terror que o mundo terá que acreditar nos próximos dias" .

Era, ele escreveu, também “sobre mísseis dos EUA se chocando contra casas palestinas e helicópteros dos EUA disparando mísseis contra uma ambulância libanesa em 1996 ... e sobre uma milícia libanesa - paga e uniformizada pelo aliado israelense da América - hackeando, estuprando e matando seu caminho através de refugiados acampamentos ”.

Esta referência final foi ao massacre de três dias de até vários milhares de pessoas nos campos de refugiados palestinos de Sabra e Shatila em Beirute em 1982, imediatamente após o que Fisk testemunhou em primeira mão. Em seu livro Pity the Nation, ele descreveu cenas como uma criança em um vestido branco manchado de lama que "estava deitada na estrada como uma boneca descartada" porque "a parte de trás de sua cabeça havia sido estourada por uma bala disparada contra o cérebro dela ”.

Enquanto isso, um cadáver feminino “segurava um bebezinho”, também morto, e alguém tinha ainda “aberto a barriga da mulher, cortando para o lado e depois para cima, talvez tentando matar seu filho ainda não nascido”.

Como o historiador da Universidade de Columbia Rashid Khalidi reitera: “Os Estados Unidos foram responsáveis ​​pelo massacre de palestinos em 1982 em Beirute”.

Chega de “civilização”.

E, no entanto, o Ocidente nunca se cansa de suas missões civilizatórias - ou de todas as mentiras que as sustentam. Este grande exercício de engano é auxiliado significativamente por uma grande imprensa que incansavelmente vende retórica reciclada para uma consciência pública aparentemente impenetrável à realidade mundana.

Basta olhar para o condecorado colunista de relações exteriores do jornal dos Estados Unidos: Thomas Friedman, do New York Times, garoto-propaganda da arrogância imperial e personificação exata do tipo de condescendência paternalista e sexista com que os EUA pregam incessantemente os árabes. / Mundo muçulmano sobre igualdade de gênero e direitos das mulheres.

Em seu livro Longitudes & Attitudes: Exploring the World After 11 de setembro, Friedman entrou em um estado de êxtase orientalista ao relembrar uma cena na base aérea de Bagram, no Afeganistão, onde prisioneiros de guerra da Al-Qaeda estavam sendo tratados com uma "experiência alucinante" cortesia do Forças Armadas dos Estados Unidos. Essa trajetória educacional incomparável supostamente fez com que os membros da Al-Qaeda passassem de "vivendo, como disse James Michener, 'nesta terra cruel de feiúra recorrente, onde apenas homens eram vistos'", para repentinamente "protegidos por uma mulher com cabelos loiros derramando sob seu capacete e um M16 pendurado em seu lado ”.

Afinal, nada é melhor do que o empoderamento das mulheres quando colunistas do New York Times ostensivamente iluminados pelo gênero tropeçam em êxtase com a transformação de cabelos loiros em arma.

Experiências alucinantes à parte, nem é preciso dizer que um militar que mata e pune mulheres em todo o mundo - embora também sofra notoriamente de uma epidemia de estupro e agressão sexual dentro de suas próprias fileiras - não é um projeto para a libertação das mulheres.

Avancemos para a retirada dos EUA e a convicção bastante alucinante, entre certas partes interessadas, de que o que é necessário é uma maior intervenção ocidental para salvar as mulheres afegãs da situação em que estão agora, em grande parte graças à intervenção ocidental em primeiro lugar .

Além do fato de que a guerra dos EUA contra sua penúltima ameaça existencial preferida - o comunismo - estabeleceu diretamente o cenário no Afeganistão para o surgimento da "ameaça terrorista", há muitos outros indícios de que os EUA nunca estiveram realmente no negócio de melhorar o muitas mulheres no país.

Como Rafia Zakaria - autora, mais recentemente, de Against White Feminism - comenta em um artigo para o The Nation, feministas brancas nos Estados Unidos decidiram desde o início que "a guerra e a ocupação eram essenciais para libertar as mulheres afegãs", não importando o que fossem essas mulheres. pensei.

Obviamente, é necessário um nível distinto de ilusão imperial pensar que você pode bombardear e ocupar as mulheres em uma variedade de liberdade na qual elas não querem ser bombardeadas e ocupadas.

Zakaria prossegue, especificando que centenas de milhões de dólares em ajuda ao desenvolvimento que os EUA "despejaram em seu complexo industrial salvador baseava-se na suposição das feministas de segunda onda de que a libertação das mulheres era a consequência automática da participação das mulheres na economia capitalista" - um suposição esperada, mas terrivelmente equivocada, dada a natureza opressivamente patriarcal do capitalismo, do imperialismo e de todas essas coisas boas.

Sem dúvida, é imensamente útil - do ponto de vista imperial, pelo menos - ter um bando de feministas que se identificam à disposição para encobrir a barbárie militar dos Estados Unidos.

Chame isso de lavagem de mulheres brancas, se quiser.

Mas, como George W. Bush continua a condenar o "dano indescritível" que recairá sobre as mulheres afegãs na sequência da retirada militar dos EUA, também vale a pena refletir sobre os danos causados ​​às próprias mulheres norte-americanas por uma sociedade capitalista patriarcal que gasta trilhões de dólares em guerras no exterior - ao invés de cuidados de saúde ou creches ou qualquer outra coisa que possa beneficiar a mulher ou ser humano médio em vez de, você sabe, o empreiteiro ou corporação militar dos EUA.

Tal cômputo, no final, seria uma verdadeira missão civilizadora.

As opiniões expressas neste artigo são do autor e não refletem necessariamente a posição editorial da Al Jazeera.

*BelenFernandez é autora de Checkpoint Zipolite: Quarantine in a Small Place (OR Books, 2021), Exile: Rejecting America and Finding the World (OR Books, 2019), Martyrs Never Die: Travels through South Lebanon (Warscapes, 2016), e The Imperial Messenger: Thomas Friedman at Work (Verso, 2011). Ela é editora colaboradora da Jacobin Magazine e escreveu para o New York Times, o blog London Review of Books, Current Affairs e Middle East Eye, entre várias outras publicações.

Imagem: Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana