sábado, 11 de setembro de 2021

A subserviência de altos responsáveis de Cabo Verde aos EUA

Reações externas ao caso Alex Saab: Rússia tacha de «motivação política» o caso da extradição para os EUA do diplomata venezuelano Alex Saab.10 Setembro 2021

Cabo Verde começa a ser alvo de protestos diplomáticos por uma das maiores potencias mundiais sobre a decisão de 7 de setembro do Tribunal Constitucional de autorizar a extradição do prisioneiro Alex Saab para os Estados Unidos da América. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, María Zajárova, declarou, nesta sexta-feira, que a perseguição ao empresário e diplomata venezuelano Alex Saab tem «motivação política», revelou o canal televesivo russo em espanhol de alcançe mundial (https://actualidad.rt.com ), na sua edição de hoje.

Segundo a mesma fonte ( https://actualidad.rt.com/actualidad/403584-rusia-tachar-politicamente-motivado-caso-saab ) , o porta-voz indicou que, após a detenção de Saab em Cabo Verde, “Washington exerceu forte pressão sobre as autoridades cabo-verdianas e o sistema judicial daquele país no esforço de obter a sua extradição”. “Qualificamos como motivado politicamente o processo penal da Saab, que tem estatuto diplomático e estava a cumprir uma missão humanitária”, frisou.

Zajárova declarou que há "uma projeção clara da linha para ’encerrar’ o caso Saab e vinculá-lo ao atual processo de diálogo no México." Em suas palavras, Washington "basicamente tenta usar o Saab como uma alavanca adicional de pressão" sobre as autoridades venezuelanas, enquanto os enviados do governo e a oposição venezuelana tratam de questões importantes. “Vemos nisso uma séria ameaça aos esforços das partes para encontrar caminhos mutuamente aceitáveis para o futuro desenvolvimento daquele país”, reiterou.

Além disso, o porta-voz destacou que a Rússia, que desempenha o papel de mediador no diálogo interno venezuelano, apela à comunidade internacional para que promova a criação de um ambiente favorável e construtivo. Ao mesmo tempo, expressa preocupação com as ações de alguns atores estrangeiros que “criam riscos de minar a frágil confiança”, alcançada entre os participantes das negociações.

O caso Saab e acusação dos EUA

Conforme a mesma fonte, Saab foi detido a 12 de junho de 2020, durante uma escala técnica - para reabastecimento de gasolina – na ilha do Sal em Cabo Verde, apesar do seu estatuto diplomático de enviado especial da Venezuela. Seu destino era a capital iraniana, Teerão.

Em Janeiro deste ano obteve prisão domiciliária, enquanto se analisava o seu processo de extradição para os EUA. O Tribunal Constitucional de Justiça de Cabo Verde autorizou esta terça-feira a extradição da Saab para os EUA, onde é acusado por um suposto crime de lavagem de dinheiro.

Segundo reporta o referido portal, Alex Saab foi sancionado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, em julho de 2019, por supostamente ter "contratos supervalorizados" para a construção de moradias populares na Venezuela e por permitir que o presidente Maduro "se beneficiasse significativamente" da importação e distribuição de alimentos, por meio do Abastecimento Local e Comités de Produção (CLAP), mecanismo estadual que tem sido fundamental para a compra de bens de primeira necessidade, em meio de sanções económicas dos EUA.

Por sua vez, o Governo da Venezuela sustenta que o suposto arcabouço judicial é mais uma das agressões de Washington ao país sul-americano (de Hugo Chaves). Nesse sentido, Saab denuncia que todo o processo contra ele "tem uma motivação política", que visa "derrubar o presidente Nicolás Maduro e colocar a Venezuela de joelhos", conclui o portal https://actualidad.rt.com na sua edição de hoje, 10 de Setembro.

Fonte: https://actualidad.rt.com/actualidad/403584-rusia-tachar-politicamente-motivado-caso-saab Foto principal: Leonardo Fernandez Viloria / Reuters

A Semana (cv)

Sem comentários:

Mais lidas da semana