quinta-feira, 7 de julho de 2022

Angola | ENTREVISTA É A MORTE DO ARTISTA – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Os directores dos órgãos públicos de comunicação social em Angola ficam desde já intimados a entrevistar todos os dias Adalberto da Costa Júnior. Se no tempo que falta para o acto eleitoral isso acontecer, a UNITA vai ser extinta porque não averba os 0,50 por cento dos votos que permitem sobreviver à extinção. 

Hoje ficou provado que o chefe do Galo Negro tem de falar, mesmo que não queira. Coloquem um repórter à porta de sua casa, na sede da UNITA, no restaurante onde vai comer, no urinol, em todo o lado. E perguntem, perguntem tudo. Ele que fale. Quanto mais falar, menos votos, Na entrevista que esta noite concedeu à CNN Portugal, Adalberto mostrou uma faceta que faz dele impróprio para consumo político.

O líder da UNITA mostrou que é intriguista. Mentiroso, Manipulador. E capaz de cavalgar a doença de um antigo Chefe de Estado para piscar o olho ao eleitorado. Não foi capaz de se demarcar do espectáculo indecoroso montado nos Media, desde que o Presidente José Eduardo dos Santos foi internado numa clínica em Barcelona. Se tivesse algum nível, se estivesse um nadinha acima dos terroristas Luther King e Tanaice Neutro, nem tocava no assunto. Assim foi atrás do voto como um cão rafeiro.

O líder da UNITA disse que há corruptos sentados no Conselho de Ministros. Mas não foi capaz de revelar nomes. Comportou-se como um vulgar intriguista que apanha a boleia das redes sociais e dos Media pagos com os diamantes de sangue. O líder da Oposição não pode comportar-se como o Rafael Marques. Não pode. Se há corruptos sentados no Conselho de Ministros, Adalberto da Costa Júnior só tem que apresentar s provas à Procuradoria-Geral da República. E esperar que os titulares da investigação e acção penal façam o seu trabalho e apresentem resultados.

Alternância só existe se houver alternativa política. A UNITA apodreceu à nascença. Espalhou podridão enquanto serviu o colonialismo. Enveredou pelos caminhos da traição quando se tornou uma unidade especial das forças armadas sul-africanas na sua agressão contra Angola. 

A UNITA disparou contra a Independência Nacional. Disparou contra o Povo Angolano ao lado das tropas estrangeiras que atentaram contra a soberania nacional. Enquanto o Galo Negro existir, não há alternância. O sistema político está bloqueado. Mas hoje, na CNN Portugal, Adalberto da Costa Júnior mostrou claramente que não tem estatuto nem dimensão para a actividade política em democracia.

Toda a entrevista foi um chorrilho de mentiras, calúnias e também intrigas. Nível rastejante quando cavalgou a situação do Presidente José Eduardo. Mas a parte mais grave da sua entrevista quase passou despercebida, porque a entrevistadora fingiu que não percebeu. Adalberto da Costa Júnior afirmou que se ganhar as eleições vai alterar a Constituição da República! E disse como: “Vamos adoptar a eleição directa do Presidente da República e restringir os seus poderes”.

Isto é de uma gravidade inaudita. O líder da Oposição não sabe que as revisões constitucionais têm limites. Não sabe que os partidos que ganham as eleições não podem alterar a Constituição da República como e quando lhes apetecer. Não sabe que a eleição do Presidente da República e os poderes presidenciais fazem parte da natureza presidencialista do regime nascido com a Constituição da República de 2010. 

Adalberto da Costa Júnior, como quem não quer a coisa, anunciou durante a entrevista à CNN Portugal que se a UNITA ganhar as eleições, parte imediatamente para um golpe de estado constitucional. Se alguém em Angola, com responsabilidades e no seu perfeito juízo estava apensar dar o seu voto à UNITA, oiçam o que disse o chefe do Galo Negro durante a entrevista. Um susto!

Organizações da “sociedade civil” ao serviço da UNITA andam a fazer “sondagens”. Esta aldrabice serviu a Adalberto para abrilhantar a sua entrevista. Disse ele: “As sondagens andam há dois anos a dar-nos a vitória. Temos mais 20 pontos do que o MPLA”. A “ampla frente” eleitoral é isto. Resume-se a umas quantas aldrabices infantis.

Na próxima entrevista, que espero seja breve e altamente divulgada nos Media angolanos, Adalberto da Costa Júnior deve ser convidado a explicar esta sua afirmação: “O MPLA vai aos quarteis buscar militares e leva-os para os seus comícios”. O homem é irresponsável, mentiroso mas também insultuoso. É certo que as FAA rebentaram com o golpismo da UNITA e acabaram com Jonas Savimbi. Mas daí a insultar a sociedade castrense, faltar ao respeito aos militares, é absolutamente condenável.

Entrevistem o Adalberto todos os dias. Quero a extinção da UNITA nas próximas eleições, por falta de votos.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana