domingo, 23 de abril de 2023

África | Médicos do Sudão surpreendidos entre combates contam horrores em hospitais

Batalhas intensas deixam funcionários e pacientes presos em hospitais por dias, enquanto os médicos tentam tratar um fluxo de feridos, apesar do esgotamento dos recursos.

Arwa Ibrahim | Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

Quando Alhindy Saad Mustafa, um médico sudanês de 40 anos, ouviu as primeiras explosões de artilharia pesada perfurando o céu azul ensolarado da capital do Sudão, Cartum, ele já estava trabalhando durante um turno movimentado na Al-Moalem Medical City.

Eram cerca de 9h do dia 15 de abril no amplo hospital privado 5 km (3 milhas) ao norte do Aeroporto Internacional de Cartum – um epicentro de combates em uma violenta luta pelo poder entre o exército e as Forças de Apoio Rápido (RSF) paramilitares.

Quando o patologista clínico olhou pela janela do hospital, viu espessas nuvens de fumaça preta saindo do aeroporto. Antes que qualquer funcionário ou paciente conseguisse deixar o hospital, ele foi cercado por veículos da RSF.

Mustafa não tinha nenhum aviso prévio de que algo era incomum naquela manhã de sábado, mas com o passar das horas e dos dias, a situação se tornou “um filme de terror”, disse ele à Al Jazeera.

Nos quatro dias seguintes, disse Mustafa, centenas de feridos “ensanguentados da cabeça aos pés” foram levados às pressas para o hospital enquanto a equipe médica se protegia das balas e granadas que choviam pelas janelas do hospital.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que pelo menos 413 pessoas foram mortas e mais de 3.550 ficaram feridas na semana passada.

“Nunca passei por nada parecido”, disse Mustafa, que ajudou a tratar manifestantes feridos durante uma repressão aos protestos antigovernamentais contra o ex-presidente Omar al-Bashir em 2019.

“Eu queria dar a eles [os pacientes e feridos] tudo o que eu pudesse oferecer”, disse ele. “Muitas pessoas morreram diante de nossos olhos. Não pudemos salvá-los.”

Com o sistema de saúde paralisado depois que dezenas de hospitais foram desativados por dias de violência implacável, médicos e grupos humanitários internacionais soaram o alarme sobre a terrível situação humanitária que se desenrola no Sudão.

O Comitê Central dos Médicos Sudaneses e o Sindicato dos Médicos do Sudão estimaram que 70 por cento , ou 39 dos 59 hospitais, em Cartum e estados próximos tiveram que interromper suas operações.

A OMS alertou que os hospitais estão ficando sem sangue, equipamentos médicos e suprimentos.

Um sentimento de impotência

Poucas horas após a luta inicial, cerca de 200 funcionários e 150 pacientes da Al-Moalem Medical City ficaram presos enquanto artilharia pesada chovia sobre o hospital, destruindo grandes seções do complexo e forçando todos a irem para o andar térreo.

“Foi um turbilhão”, disse Mustafa à Al Jazeera. “Tentamos enviar os pacientes para casa, mover os críticos para áreas mais seguras do hospital e enviar ambulâncias para resgatar os feridos. Mas antes que pudéssemos sair, as ruas se tornaram uma zona de guerra e não havia como sair do hospital com segurança.”

“Então vieram os soldados ensanguentados com ferimentos em todas as partes de seus corpos”, disse ele, descrevendo um fluxo de cerca de 300 homens feridos entrando pelas portas.

Nos quatro dias seguintes, a equipe continuou tentando mandar as pessoas para casa e para um local seguro, enquanto os combates ao redor do hospital se intensificavam. Por fim, a comida e a água engarrafada acabaram e os suprimentos e equipamentos médicos tornaram-se escassos.

“O pior foi ver os feridos e os pacientes crônicos lutando para sobreviver”, disse Mustafa. “Eles já estavam vulneráveis ​​e nos sentimos paralisados ​​tentando ajudá-los”.

Na terça-feira, conversas sobre um cessar-fogo entre os generais em guerra, Abdel Fattah al-Burhan, do exército, e Mohamed Hamdan Dagalo , da RSF , amplamente conhecido como Hemedti, deram a todos a esperança de que eles conseguiriam escapar.

Mustafa deixou o hospital com um colega para ir para suas casas na cidade gêmea de Omdurman, em Cartum. Os dois médicos foram apanhados por um de seus amigos. No carro com eles estavam dois estudantes universitários que também esperavam cruzar o Nilo durante a calmaria dos combates.

“Mas antes de chegarmos muito longe, o cessar-fogo falhou e os confrontos recomeçaram. Fomos forçados a nos abrigar em um centro médico agora vazio em Burri”, disse Mustafa, referindo-se a um bairro no nordeste de Cartum.

“A situação era ainda pior do que perto do nosso hospital, [do qual] havíamos acabado de sair”, disse Mustafa. “Prédios residenciais e uma mesquita próxima foram alvejados, e as ruas eram completamente inseguras para pisar.”

O grupo de cinco passou a noite se protegendo da artilharia pesada. Enquanto Mustafa e o resto do grupo se agachavam no porão, ele viu algo que disse que permaneceria gravado em sua memória para sempre.

“Nunca vou esquecer aquele corpo sem vida que vi estendido na entrada do centro médico”, disse ele sobre um homem ferido. “Tentamos prendê-lo, mas o bombardeio era implacável e os veículos da RSF percorriam as ruas.”

Quando outra tentativa de cessar-fogo foi anunciada na quarta-feira, o grupo fugiu para casa à tarde. Depois de serem parados e revistados duas vezes pelas forças RSF, eles finalmente cruzaram a ponte para Omdurman.

“Pensei que nunca mais veria minha esposa e minha mãe, mas agora estou em casa”, disse Mustafa.

Embora esteja grato por estar de volta, sua mente não consegue descansar enquanto o sistema de saúde continua em colapso e as chamas da violência engolem seu país.

Os colegas de Mustafa que ficaram para trás conseguiram transferir seus pacientes restantes para outras instalações, pois os ataques e a falta de suprimentos médicos no hospital Al-Moalem acabaram levando-o a se juntar à lista crescente de unidades de saúde a serem fechadas.

Como muitos outros membros da equipe médica em todo o país, Mustafa tenta oferecer seus serviços sempre que possível. Ele se juntou a alguns amigos médicos em Omdurman para reabrir um centro médico, ajudar pacientes de rotina e receber os feridos que poderiam ser transportados para lá.

Crise em curso

A necessidade ainda é extrema.

De acordo com Asim Abaro, um médico de 30 anos em Omdurman, muitos hospitais foram forçados a permanecer fechados porque seus suprimentos médicos acabaram e suas estações de oxigênio foram destruídas.

“Não é seguro para ninguém andar nas ruas”, disse Abaro à Al Jazeera. “Médicos e pacientes estão encontrando dificuldades para chegar aos poucos hospitais em funcionamento que permanecem abertos.”

“Também não estamos recebendo novos suprimentos, e os suprimentos de eletricidade, água e alimentos estão acabando”, disse o clínico geral.

Abaro disse que os médicos contam com telefones e mídias sociais para organizar e realizar consultas online para pacientes em Cartum e nos estados vizinhos.

De acordo com Germain Mwehu, porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Sudão, a crise da saúde está ligada à impossibilidade de o pessoal médico chegar aos hospitais, restrições ao movimento de ambulâncias e falta de eletricidade e água em muitos hospitais.

“Cartum continua sendo o mais afetado por esta perigosa situação de segurança”, disse ele à Al Jazeera.

Mesmo quando um cessar-fogo de 72 horas foi anunciado na noite de sexta-feira para permitir que as pessoas celebrassem o feriado muçulmano de Eid al-Fitr, os combates continuaram, desferindo um golpe nos esforços internacionais para encerrar mais de uma semana de confrontos.

Como Mustafa, Abaro pediu uma trégua para permitir que a equipe médica ajudasse os mais necessitados.

“A situação está ficando muito difícil”, disse Abaro. “Se não houver intervenção em breve, não há como dizer o quão ruim vai ficar.”

Imagens: 1 - Uma enfermaria de um hospital em el-Fasher, no norte de Darfur, está lotada de feridos em mais de uma semana de combates entre o exército do Sudão e o paramilitar RSF [Arquivo: Ali Shukur/MSF/AFP]; 2 - O bombardeio da Al-Moalem Medical City destruiu os andares superiores do hospital [Cortesia de Alhindy Saad Mustafa/Al Jazeera]

Sem comentários:

Mais lidas da semana