domingo, 23 de abril de 2023

OS MUÇULMANOS DEVEM VISITAR JERUSALÉM?

À medida que a violência israelense contra os palestinos no terceiro local mais sagrado do Islã aumenta, nós, muçulmanos, precisamos reconsiderar como viajamos para Jerusalém.

Heb Jamal* | Al Jazeera | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Enquanto as comunidades muçulmanas em todo o mundo celebram o Eid e o fim do Ramadã, os muçulmanos palestinos na Jerusalém Oriental ocupada estão se recuperando de mais um mês sagrado em que Israel decidiu desencadear uma violência brutal contra eles. Mais uma vez, as forças de segurança israelenses invadiram a Mesquita de Al-Aqsa – o terceiro local mais sagrado do Islã – para brutalizar os palestinos em oração.

Israel não tem jurisdição sobre al-Haram al-Sharif (o Nobre Santuário), onde Al-Aqsa está localizada. Sob o status quo reconhecido internacionalmente, a Jordânia e o Conselho Waqf de Jerusalém nomeado pela Jordânia têm o direito de decidir o que acontece em suas instalações.

No entanto, as autoridades israelenses impuseram a proibição do culto noturno no complexo de Al-Aqsa, impedindo os palestinos de praticar livremente sua fé, o que encontrou resistência palestina. As autoridades israelenses também proibiram mais uma vez muitos palestinos de visitar o local sagrado, violando não apenas seu direito ao culto gratuito, mas também seu direito de circular livremente dentro de sua própria terra natal.

A essa altura, a mídia internacional deixou de lado a história da violência israelense na Jerusalém Oriental ocupada, mas a comunidade muçulmana não deveria. É hora de refletirmos sobre como devemos abordar as violações israelenses do local sagrado do Islã e a brutalidade israelense contra nossos irmãos e irmãs palestinos.

Uma questão importante é como os muçulmanos devem abordar a peregrinação a Al-Aqsa e viajar para a Palestina ocupada.

Entendendo a ocupação

Ao considerar esta questão, é crucial ter alguma compreensão da ocupação israelense e do sistema de apartheid sob o qual os palestinos vivem.

Por décadas, o povo palestino tem enfrentado uma série de políticas israelenses cruéis, incluindo confisco de terras, segregação, desapropriação econômica e construção de assentamentos ilegais. Israel viola regularmente os direitos humanos dos palestinos, não poupando nem mesmo as crianças palestinas, que são intimidadas, espancadas, presas e até mortas pelas forças israelenses.

Soldados israelenses freqüentemente realizam ataques contra comunidades palestinas, assassinando palestinos impunemente. Israel também impôs um bloqueio ilegal a Gaza, transformando a área em uma prisão a céu aberto, que bombardeia regularmente em suas campanhas de assassinato em massa.

Mesmo os palestinos com cidadania israelense enfrentam as consequências do apartheid israelense, sendo discriminados em todos os aspectos da vida, incluindo educação, saúde e outros serviços essenciais.

Aos palestinos também é negada a liberdade de movimento dentro de sua própria terra natal. Uma série de postos de controle, bloqueios de estradas, estradas segregadas, um muro do apartheid e um sistema arbitrário de permissões os impedem de viajar livremente entre Gaza, Cisjordânia e Jerusalém.

Isso significa que os palestinos – tanto muçulmanos quanto cristãos – geralmente não têm acesso a seus locais sagrados, enquanto os turistas estrangeiros são livres para visitá-los e passear como quiserem.

Os palestinos também são regularmente impedidos de viajar para o exterior. Em 2021, Israel impôs proibições de viagem a mais de 10.000 palestinos.

Mesmo os palestinos da diáspora muitas vezes não têm permissão para entrar na Palestina ocupada e em Jerusalém. A polícia de fronteira israelense coleta informações sobre quem é descendente de palestinos, quem tem status de refugiado e qual é o objetivo da visita. E, em muitos casos, os estrangeiros de ascendência palestina que desejam visitar, viver ou trabalhar na Palestina são arbitrariamente rejeitados nos portos de entrada controlados por Israel.

Mesmo se você tiver um passaporte privilegiado que não exija visto para entrar em Israel, você ainda pode ter sua entrada negada. Por exemplo, embora eu seja cidadão americano e minha esposa e filho sejam cidadãos alemães, o fato de eles terem identidades palestinas de Gaza nos impede de entrar em Jerusalém juntos como uma família.

Os residentes da Jerusalém Oriental ocupada têm acesso nominal a Al-Aqsa, mas até eles enfrentam restrições. Por exemplo, os peregrinos muçulmanos podem entrar no complexo pelo Portão Mughrabi, mas os palestinos não. As autoridades israelenses também fecham regular e arbitrariamente Al-Aqsa “por razões de segurança”.

A alegação de Israel de que reconhece e cumpre o status quo nos locais sagrados é flagrantemente falsa. As autoridades israelenses violam os direitos da Jordânia e do Waqf todos os dias, impondo suas próprias medidas de segurança e decidindo quem entra em Al-Aqsa e quem não.

Essas violações há muito alimentam debates, especialmente no mundo árabe, sobre evitar viagens a Jerusalém. Em 2012, o falecido Sheikh Yusuf Qaradawi emitiu uma fatwa argumentando que é proibido fazer peregrinação a Jerusalém porque é uma forma de normalização do estado de Israel.

Lucros israelenses e o apagamento dos palestinos

Além dos ataques de Israel a Al-Aqsa e aos fiéis muçulmanos, outra questão a considerar é como viajar para os lugares sagrados realmente beneficia Israel financeiramente e inadvertidamente apoia sua propaganda.

O turismo é uma parte importante da economia de Israel, respondendo por 2,8% do produto interno bruto do país e 6% de seus empregos.

Em 2019, Israel estimou que mais de 127.000 turistas chegaram de países de maioria muçulmana. Adicione a isso os muçulmanos de várias diásporas e você obtém uma parcela significativa dos 4,5 milhões de turistas que visitam Israel/Palestina anualmente.

Com a assinatura em 2020 de vários acordos de normalização com estados árabes, conhecidos como Acordos de Abraham, Israel procurou explorar novos grupos de potenciais turistas muçulmanos para impulsionar seu setor de turismo.

Em 2021, o ex-embaixador dos EUA em Israel, David Friedman, disse que trabalhará para trazer os muçulmanos a Jerusalém para que possam “ver por si mesmos como Israel protege os locais sagrados”. Enquanto isso, o Ministério do Turismo priorizou o marketing de Israel como destino turístico para viajantes muçulmanos, gerenciando seus próprios serviços turísticos e coordenando com agências de viagens.

O principal resultado no Google quando você digita “peregrinação a Al-Aqsa” é o site de uma agência com sede em Israel chamada Tourism of the World. A página inicial de suas peregrinações muçulmanas à “Terra Sagrada” cita o Alcorão e lista vários lugares religiosos importantes, como Al-Aqsa, Mesquita Omar e Mesquita Nabi Musa de Jericó. Claro, não faz menção à Palestina ou aos palestinos.

O problema é que não são apenas as agências de viagens administradas por Israel que apagam o povo palestino e seu sofrimento. Uma rápida olhada nos operadores turísticos para viagens muçulmanas revela que muitos deles também empregam o mesmo apagamento.

Uma agência alemã, por exemplo, oferece uma viagem a Jerusalém que inclui também a visita a Belém, Jericó e Hebron. Nem uma vez “Palestina” ou “Palestinos” é mencionado no anúncio da turnê em seu site, mesmo que sejam cidades palestinas no itinerário.

Uma agência com sede no Reino Unido não apenas não menciona a Palestina, como também desencoraja os turistas de interagir com os “locais”. Outro ainda afirma que o passeio que oferece “é uma viagem estritamente histórica e espiritual” e “não se associa a nenhum grupo político”.

Existem até organizadores de passeios que afirmam que Al-Aqsa é seguro para famílias com crianças, encobrindo assim a violência mortal da ocupação israelense contra os palestinos .

Enfatizar o significado espiritual da terra enquanto fecha os olhos para a situação de seu povo indígena normaliza a ocupação de Israel e o apartheid e reforça sua campanha de apagamento contra o povo palestino.

Os palestinos deixaram claro como se sentem sobre tais atos de cumplicidade. Em outubro de 2020, fiéis locais pediram a uma delegação empresarial dos Emirados Árabes Unidos que visitou Al-Aqsa acompanhada pelas forças de segurança israelenses que deixasse o complexo. O Grande Mufti de Jerusalém, Sheikh Muhammad Hussein, também se manifestou contra os muçulmanos dos Emirados que visitam Al-Aqsa, citando uma fatwa de 2014 que proíbe a oração no local sagrado que envolve a normalização de Israel.

Boicotando Israel, abraçando a Palestina

Os palestinos, é claro, não sentem que têm o direito exclusivo de decidir quem da comunidade muçulmana pode visitar Al-Aqsa e quem não pode. Mas eles pediram solidariedade com sua causa.

Desde 2005, esse apelo surgiu na forma do movimento Boicote, Desinvestimento, Sanções (BDS), que convoca “pessoas de consciência” em todo o mundo a expressar sua solidariedade ao povo palestino boicotando Israel.

Atender ao chamado e decidir não viajar para Jerusalém é uma opção. Mas há outra: uma peregrinação a Jerusalém pode oferecer aos turistas uma oportunidade de promover a solidariedade internacional com a causa palestina.

Israel emprega o turismo para encobrir seus crimes, e cabe a qualquer um que o visite resistir a essas táticas que ajudam a explorar e brutalizar a população indígena.

As diretrizes do BDS podem ajudar os muçulmanos que desejam visitar Jerusalém e Al-Aqsa a fazê-lo de uma forma que não prejudique os palestinos e sua causa. Eles podem atender ao chamado evitando locais turísticos na Palestina ocupada que são administrados por Israel, boicotando todos os produtos e negócios israelenses e não participando de eventos culturais israelenses.

Escolher uma agência de viagens ou uma viagem em grupo que não viole os princípios da BDS é crucial. Embora algumas agências de viagens incorporem a interação com os palestinos locais como parte de seus passeios, elas não aderem ao BDS. Existem até casos de agências de viagens que a violam ativamente ao anunciar atrações turísticas, como o Museu da Torre de David, administrado ilegalmente pelas autoridades de ocupação israelenses.

Mas o BDS deveria ser o mínimo para todos os muçulmanos que viajam para Jerusalém. Indiscutivelmente, o que é mais importante do que não causar danos é de fato ir à Palestina para aprender sobre o colonialismo entrincheirado dos colonos, interagir com os palestinos e se esforçar para se tornar seus embaixadores globais depois de voltar para casa.

Por meio de viagens de delegação, como as feitas por grupos como Eyewitness Palestine, os viajantes podem realizar não apenas peregrinações aos locais sagrados, mas também trabalhar para construir solidariedade transnacional e se tornar defensores da justiça e da libertação dentro de suas próprias comunidades.

Cumprir uma sunnah não precisa ir contra a causa palestina. Lutar contra a injustiça e defender os oprimidos são princípios fundamentais do Islã. Nesse sentido, é natural apoiar a luta palestina reimaginando o turismo religioso para Jerusalém como uma forma de resistência à ocupação.

Os muçulmanos precisam entender que o político e o espiritual estão profundamente interligados. Eles devem rejeitar a propaganda israelense que dissocia Al-Aqsa da situação palestina, ajudar a expor o projeto colonial de colonização de Israel e amplificar as vozes palestinas que narram sua opressão e libertação.

*Hebh Jamal é defensora contra a desigualdade educacional, a islamofobia e a ocupação da Palestina.

Imagem: Palestinos participam das orações do Eid al-Fitr no complexo que abriga a Mesquita Al-Aqsa na Jerusalém Oriental ocupada em 21 de abril de 2023 [Reuters/Jamal Awad] 

Sem comentários:

Mais lidas da semana