quinta-feira, 8 de junho de 2023

"A Guiné-Bissau ganhou", diz vencedor das legislativas e líder da PAI -- Terra Ranka

O líder da coligação PAI -- Terra Ranka, Domingos Simões Pereira, vencedora com maioria absoluta as eleições legislativas de domingo, afirmou hoje que a "Guiné-Bissau ganhou" e pediu respeito por todos os que "contribuíram para produzir os resultados".

"A nossa mensagem vai ser muito curta e vai ser muito simples. Acabam de ser proclamados os resultados das eleições legislativas realizadas no dia 04 de junho e os resultados é de que a Guiné-Bissau ganhou", disse Domingos Simões Pereira.

"Como a Guiné-Bissau ganhou e como a plataforma PAI-Terra Ranka sempre prometeu, nós temos responsabilidades e celebramos sim, comemoramos sim, mas vamos respeitar todos os filhos da Guiné, que contribuíram para produzir esses resultados", pediu aos apoiantes o também líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Na sua curta declaração, Domingos Simões Pereira disse também que hoje começou a ser construída a "esperança num novo dia".

O líder da coligação remeteu para sexta-feira uma declaração, porque o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, vai falar à Nação às 16:00 locais (17:00 em Lisboa), e para sábado as celebrações da vitória.

Enquanto o líder da coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) -- Terra Ranka falava, milhares de apoiantes a celebrar a vitória entraram para a Praça dos Heróis Nacionais, onde está também situada a Presidência guineense, e que está há vários dias encerrada ao trânsito, rompendo os cordões policiais.

As forças policiais reforçaram a segurança junto à Presidência e os apoiantes respeitaram a área delimitada pela segurança.

Até aquele momento, os militantes apenas tinham acesso à porta lateral e às traseiras do edifício, que dão para Avenida Pansau Na Isna, onde está situado o Hospital Nacional Simão Mendes.

A Comissão Nacional de Eleições divulgou hoje os resultados das eleições legislativas do passado domingo que deram a vitória à coligação PAI - Terra Ranka com 54 dos 102 deputados ao parlamento, conquistando assim a maioria absoluta.

O Partido de Renovação Social (PRS) conseguiu 12 deputados, uma grande descida em relação às legislativas de 2019, quando obteve 21 assentos.

O Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), criado no final de 2021, e liderado por Botche Candé, obteve seis deputados na sua estreia eleitoral.

O grande derrotado das eleições legislativas é a Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau, liderada pelo primeiro-ministro cessante Nuno Gomes Nabiam, que obteve apenas um deputado, quando em 2019 elegeu cinco deputados.

Sapo | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana