quarta-feira, 27 de março de 2024

A VERGONHA RECHEADA POR UM CHEGA DE MERDA E MUITO MAL CHEIROSO

PORTUGAL

O Expresso Curto a seguir. Agora nós: Diz expressamente o autor deste Curto, jornalista João Miguel Salvador, que a Assembleia da República "procura um caminho com o Chega a guiar na contramão". 

Sim, e está a embater e a arrastar todos que encontra a respeitar as regras de condução circulando pela direita. Afinal o Chega é um perigo para Portugal e para os portugueses. Já sabíamos, não era difícil perspetivar exatamente o que está a acontecer na Assembleia da República. O Chega quer paralisar e destruir a democracia, a estabilidade e tudo mais que convém a um grupelho nazi-fascista que toma práticas ao estilo de Hitler para chegar ao poder... ABSOLUTO. Estamos carecas de saber quais as ambições do Chega/André Ventura/Apaniguados. Procurem pesquisar como Hitler chegou ao poder e vejam se o figurino não tem semelhanças flagrantes. Hitler e muitos outros ditadores, Mussolini idem, Salazar também - com o seu cunho pessoal e tenebroso durante 48 anos  com a PIDE/DGS e uma guerra colonial durante 13 anos - que ceifou a vida a muitos milhares de jovens portugueses.

Exatamente por isso, coisa que se nos mete pelos olhos dentro, assim como a tantos outros, dispensamos de pôr mais na escrita desta espécie de abertura para chegarem ao Curto do Expresso. Não adianta narrar mais nada a não ser o que se segue e é evidente: 20 por cento de portugueses foram manipulados por André Ventura e seus apaniguados do Chega. São uns cabeças tontas que caíram nas armadilhas e loas de um grupelho nazi-fascista que nos fará a vida horrível e negra futuramente se conseguir ascender ao poder. Aliás, já está seriamente a fazer-nos padecer com os seus ataques à democracia e à estabilidade democrática que se deseja e é necessariamente imprescindível.

Caros 20 por cento de portugueses de cabeça oca e enganada, fizeram uma grande asneira, votaram e contribuem para a desgraça que a prosseguir nos espera enquanto país e sociedade democrática de direitos, liberdades e garantias. Arrepiem caminho, basta de Chega de Merda!

O Curto para já. Leia, hoje vai doer porque mostra a penumbra negra do nazi-fascismo Chega.

MM | Redação PG

Capitão Salgueiro Maia e outro militar de Abril a caminhar para enfrentar um general fascista, Lisboa

Assembleia procura um caminho, com o Chega a guiar em contramão

João Miguel Salvador, jornalista | Expresso (curto)

Olá,
E obrigado por começar o dia connosco.

Antes de mais um convite: hoje, dia 27, às 14h00, "Junte-se à Conversa" com Martim Silva e David Dinis, para falar sobre se "A nova legislatura dura?". Inscreva-se aqui.

O dia de ontem mostrou que só podemos esperar o inesperado. A nomeação de Aguiar Branco para a presidência da Assembleia da República era dada por garantida, mas o anunciado acordo entre o PSD e o Chega para a votação acabou por não se verificar.

Ventura aproveitou o primeiro dia da Assembleia para mostrar o poder que o partido terá nesta XVI Legislatura, e os próximos tempos avizinham-se de turbulência. Já estava à vista de todos que a nova composição do hemiciclo obrigava a consensos inimagináveis, mas poucos imaginavam que tal acontecesse no primeiro dia de trabalhos.

A geometria parlamentar mudou drasticamente, há agora três grandes blocos, e o dia de hoje promete novos desenvolvimentos — depois de uma longa noite que terminou em impasse. Como se explica no Expresso da Manhã, na segunda e terceira votação Francisco Assis conseguiu até ter mais votos do que Aguiar Branco. Mas nem assim se chegou a bom porto. Para Daniel Oliveira, ninguém conseguiria tramar o PSD como o PSD se tramou.

De volta aos trabalhos, Pedro Nuno e Montenegro reúnem-se esta manhã, pelas 9h30, para tentar desbloquear o impasse no Parlamento — à mesma hora em que António Costa faz o balanço de oito anos de governação, em São Bento. Estará a chave da solução nos dois maiores partidos? É provável que seja esse o caminho. Mas certo, pelo menos à hora de envio desta newsletter, é que Assis continua em cima da mesa para presidente do Parlamento.

O prazo para apresentação de candidatos a presidente da Assembleia da República termina às 11h, a votação está marcada para as 12h, e o Expresso está a acompanhar tudo, minuto a minuto.

Outras notícias

Altos voos. A TAP teve um lucro de €177 milhões no último ano, o valor mais alto de sempre para a empresa, 170% superior ao registado no ano anterior. Em 2023, as receitas operacionais da companhia aérea subiram 20,9%, para 4,2 mil milhões de euros. O desempenho só não foi melhor por culpa dos resultados do quarto trimestre, onde se registou um prejuízo de 26,2 milhões de euros.

Madeira quebrada. O Presidente da República ouve esta quarta-feira os partidos representados na Assembleia Legislativa da Madeira, com os encontros a aconteceram a partir das 10 horas. Em causa está a crise política aberta com a demissão do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque. Ainda hoje, pelas 18 horas, Marcelo reúne o Conselho de Estado para falar com os conselheiros sobre o impasse madeirense. No início da semana, Miguel Albuquerque dizia estar a negociar a manutenção de maioria absoluta, para evitar eleições.

Ponte desmoronada. Esta terça-feira foi notícia a colisão de um navio com uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos, que provocou ainda a queda de vários veículos na água. O navio de carga possuía uma bandeira da Singapura e tinha cerca de 289 metros, incendiou-se e afundou-se. Ao Expresso, dois especialistas explicam o que pode ter acontecido. Falha técnica no navio, demasiada carga ou escassez de recursos técnicos? A investigação ainda estará no início. Hoje, as autoridades norte-americanas já admitiram que os desaparecido terão morrido.

Palco maior. Esta quarta-feira comemora-se o Dia Mundial do Teatro, data marcada anualmente por uma mensagem especial — lida no início de cada espetáculo. Desta vez, o Nobel da Literatura Jon Fosse é o autor da missiva, já disponível para leitura em português. Por cá, o Festival de Teatro de Almada aproveitou a efeméride para anunciar Bob Wilson e Lucinda Childs como grande atração da próxima edição. Os destaques foram revelados pelo Expresso ainda na terça-feira, adiantando ainda que da programação farão também parte uma encenação de Samuel Achache e um texto de Alexander Zeldin (encenado por Rodrigo Francisco), entre outras propostas.

Frases

“Não vou negar que estive na embaixada, sim. Não vou falar onde mas estive”
Jair Bolsonaro, ex-Presidente do Brasil, sobre as duas noites que passou na embaixada da Hungria após ter ficado sem passaporte.

“Se for preciso fazer uma pausa e deixar o futebol para provar aquilo que estou a dizer, eu deixo”
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, numa declaração aos jornalistas. Em causa está uma alegada agressão após um jogo de um torneio jovem em Espanha.

“A
guerra e a Arte são opostas, da mesma forma que o são a guerra e a paz — é tão simples quanto isso. A Arte é Paz"
Jon Fosse, autor vencedor do Nobel da Literatura 2023, na mensagem do Dia Mundial do Teatro deste ano.

“É de loucos! Não vou pagar 1100 euros para ver os U2”
Bruce Dickinson, vocalista dos Iron Maiden, sobre o preço dos bilhetes da banda irlandesa.

“O caso dos mails mexeu com o coração do Benfica. Abalou a estrutura”
Rui Vitória, treinador de futebol, em entrevista ao podcast “No Princípio Era a Bola”.

O que ando a ver…

Chama-se “The Three-Body Problem”/“O Problema dos Três Corpos” e é a primeira grande produção de David Benioff e D.B. Weiss desde que a dupla saiu da HBO. A adaptação do clássico chinês de ficção científica era esperada com expectativa no meio — está em causa um mega-contrato que assinaram com a Netflix, depois de ser dada como certa a mudança para a Disney — e o resultado já está disponível em streaming.

Pelo que vi até agora (dois episódios), a espera valeu a pena. Nas duas primeiras horas, somos introduzidos ao mundo criado por Liu Cixin (editado em Portugal pela Relógio d’Água) e levados para dois períodos temporais diferentes. Por um lado temos a Revolução Cultural na China, por outro uma atualidade marcada por inovações tecnológicas em que um grupo de mentes brilhantes parece enfrentar um problema comum. Como é que tudo isto vai desenrolar-se? Para mim ainda é mistério - há mais seis episódios para ver, todos disponíveis -, mas uma coisa é certa: estamos perante dois fenomenais criadores de fenómenos.

… E o que quero ler

“O Problema dos Três Corpos” é uma das séries mais vistas do momento e o sucesso chegou à China, onde os conteúdos da Netflix não são permitidos pelas autoridades locais. O debate em torno da produção televisiva corre nas redes sociais e há um sucesso lateral a materializar-se. Bastou que o livro “Silent Spring” (1962) de Rachel Carson aparecesse na série para que a obra chegasse aos tops de vendas. Se vou ler sobre pesticidas usados na Segunda Guerra Mundial? É provável que não, mas estou de olho nos três volumes que compõem a trilogia de Liu Cixin: depois de “The Three-Body Problem”, há “The Dark Forest” e “Death's End” para ler.

O que ando a ouvir

A notícia da mudança é de agosto do ano passado, mas só chegou às colunas do meu rádio há menos de um mês. Longe de associar que estaria no lugar anteriormente ocupado pela Vodafone FM, comecei por ouvir a Batida FM sem saber do que se tratava.

Mais uma vez, a surpresa não podia ser melhor. Há sonoridades urbanas, intérpretes que eu desconhecia e muita música alternativa — que tantas vezes falta nas rádios mais ouvidas. Confesso que “já fiz uns quantos Shazam” para saber o que estava a tocar, e isso não poderia ser melhor sinal.

Este Expresso Curto fica por aqui. Tenha uma ótima quarta-feira, acompanhe os nossos Exclusivos, vá preparando os dias de descanso com a ajuda das sugestões Boa Cama Boa Mesa e divirta-se com os nossos jogos (palavras cruzadassudokusopas de letras). Quanto a nós, já sabe que estaremos sempre por cá: no Expresso e na SIC, na Tribuna e na Blitz.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana