terça-feira, 16 de abril de 2024

Mídia dos EUA critica a China pelo fracasso do Ocidente em derrotar a Rússia

Global Times | # Traduzido em português do Brasil

É muitas vezes uma maravilha ver a capacidade dos meios de comunicação ocidentais de fabricar mentiras e lançar lama contra a China. A Bloomberg, citando autoridades anônimas, acusou recentemente a China de “fornecer à Rússia quantidades significativas de componentes para construir mísseis de cruzeiro e drones, bem como peças ópticas para tanques e veículos blindados”.

O relatório, publicado no sábado, afirmava que "embora não haja provas de que a China esteja a fornecer assistência letal, pessoas familiarizadas com a avaliação da inteligência dos EUA caracterizaram a ajuda como igualmente significativa, dizendo que sem as importações, a base industrial militar da Rússia teria dificuldades".

A teoria de “componentes chineses encontrados em armas russas” ou “a China envia secretamente equipamento [militar] para a Rússia” tem sido repetidamente alardeada pelos meios de comunicação ocidentais desde a eclosão do conflito Rússia-Ucrânia. No entanto, após um exame mais detalhado de todas as histórias e citações, nenhuma evidência sólida pode ser encontrada para apoiar estas afirmações.

Ignorando o facto de que os componentes de que normalmente falam são produtos tipicamente civis que circulam no mercado internacional, os meios de comunicação americanos não especificam os modelos exactos dos equipamentos que são alegadamente exportados da China para a Rússia, ou como são utilizados pelos militares russos em combate. situações. Em vez disso, continuam a afirmar que a Rússia está a receber apoio militar da China, sem fornecer provas concretas para apoiar esta afirmação.
 
Dê uma olhada nas empresas listadas pela Bloomberg desta vez, como Wuhan Global Sensor Technology Co. Seus produtos são usados ​​principalmente nas áreas de termografia, combate a incêndios e resgate, direção inteligente, tráfego rodoviário, processamento de redes e dados e monitoramento de vídeo. Sem provas, os meios de comunicação dos EUA insistem que esses produtos, que são amplamente utilizados nos sectores civil, de tráfego e médico, são exportados para mísseis e tanques. Isto é como alegar que uma cenoura congelada pode ser usada como arma mortal. 

A lógica lembra-nos outras reivindicações dos EUA, como a do alho chinês que representa uma ameaça à segurança nacional dos EUA, a desculpa do "sabão em pó" ser um prelúdio para a Guerra do Iraque liderada pelos EUA, bem como a Secretária do Comércio dos EUA, Gina Raimondo, e a Presidente da Comissão Europeia, Ursula A retórica de von der Leyen sobre os militares russos retirando chips de máquinas de lavar louça e geladeiras para consertar seu equipamento militar.

Dado um tal nível cognitivo, como podem os EUA propor algo sério? Quando os EUA difamam a China por fornecer componentes militares à Rússia, o seu objectivo é bastante óbvio. Primeiro, culpar a China pelo fracasso em derrotar a Rússia no campo de batalha, encontrando desculpas para o conflito prolongado. Acredita que a Rússia deveria ter caído de joelhos há muito tempo, mas porque não? Deve ser culpa da China. Em segundo lugar, enquanto os EUA quiserem sancionar as empresas chinesas, podem coreografar qualquer desculpa conveniente de que necessitem. Quando os veículos elétricos chineses foram o alvo, os EUA inventaram a desculpa de “excesso de capacidade”. Quando Washington pretende atingir certas empresas chinesas de alta tecnologia, pode convenientemente apresentar o rótulo de ajudar a Rússia a aumentar a produção militar, disse Shen Yi, professor da Universidade Fudan, ao Global Times. 

As palavras e acções dos EUA mostraram que são completamente irracionais e recorrerão a todos os meios, com quaisquer desculpas, para conter a China.

Quando os meios de comunicação ocidentais visam a China e pressionam a China a não fornecer assistência militar letal à Rússia, estão a tentar promover a "teoria da responsabilidade especial da China" no conflito Rússia-Ucrânia. Contudo, a posição de “neutralidade activa” da China no conflito Rússia-Ucrânia resistirá ao teste da história. 

As práticas da China e dos EUA são qualitativamente diferentes. Ao enfrentar conflitos regionais, a China nunca fornecerá armas de forma proativa a nenhuma das partes envolvidas. Em contraste, os EUA enviam constantemente armas pesadas para o campo de batalha ucraniano, mas ainda assim não conseguem vencer a guerra por procuração. Em vez de refletir sobre os seus próprios problemas, tudo o que faz é procurar alguém para culpar. Isso só prova incompetência.

Imagem: O desesperado descobridor de falhas Ilustração: Liu Rui/GT

Ler/Ver em Global Times:

O PIB da China cresce impressionantes 5,3% no primeiro trimestre, bem acima das expectativas do mercado

Chanceler chinês expressa posição solene em relação às ações dos EUA para promover a 'Estratégia Indo-Pacífico' visando a China, instando os EUA a parar o confronto do bloco

Para as empresas alemãs, a “dissociação” da China é o risco real

Sem comentários:

Mais lidas da semana