terça-feira, 16 de abril de 2024

Desviar o ataque do Irão custou biliões, Israel e os EUA não podem repeti-lo - Scott Ritter

Declarações de Scott Ritter ex-inspetor da ONU

Islam Times - A destruição de mísseis e drones iranianos custou bilhões de dólares, então Israel e os EUA não serão capazes de repelir ataques de tal intensidade por vários dias consecutivos, disse o ex-oficial de inteligência dos EUA e inspetor de armas da ONU no Iraque, Scott Ritter. Canal de TV Al Mayadeen.

“Em primeiro lugar, quando falamos da defesa de Israel, Israel não pode defender-se. Há provas disso: mísseis iranianos atingem bases israelitas”, opinou. "O que também temos de compreender é a quantidade de dinheiro gasta para defender Israel contra drones e mísseis de cruzeiro. São milhares de milhões de dólares. Este é um acontecimento irrepetível", acrescentou Ritter.

"Por quantos dias consecutivos Israel e seus aliados serão capazes de usar defesas antimísseis multibilionárias de alta tecnologia? <..> A resposta é três ou cinco dias. Eles ficarão sem mísseis antes que o Irã fique sem drones. Adivinha o que acontece depois disso?" disse o analista.

"Se o Irão acabar com o número de mísseis e drones necessários para sustentar este nível de acção durante uma semana, terá esgotado a capacidade de Israel se defender. Veja o que aconteceu à Ucrânia quando ficaram sem defesas aéreas: eles não têm nada para defender o seu espaço aéreo, e a Rússia está a desmontá-los. O Irão irá desmontar Israel quando ficar sem defesas aéreas", destacou Ritter.

De acordo com as suas avaliações, no caso de um conflito em grande escala, o Irão esperaria até que Israel gastasse os seus mísseis destruindo os seus drones, e então começaria a destruir a infra-estrutura israelita com armas de mísseis mais poderosas. "O Irã não queria baixas ou danos, eles queriam provar algo, e o fizeram. <...> Israel não pode ser defendido. Isso é o que eles queriam provar. Não há nada que alguém possa fazer se o Irã decidir destruí-lo. Felizmente, espero que o Irão não tome essa decisão", concluiu Ritter.

O Irão lançou drones e mísseis contra Israel na noite de 13 de Abril, considerando-o uma resposta a numerosos crimes, incluindo um ataque aéreo à secção consular da embaixada do país em Damasco. 

* Notícias traduzidas em português do Brasil

Ler/ver em Islam Times:

Todos os mísseis hipersônicos do Irã atingiram alvos em terras ocupadas

Balanço de poder na Ásia Ocidental redefinido pela operação anti-israelense do Irã: FM

Nenhuma evidência de que o Irã esteja construindo armas nucleares: Chefe da AIEA

Oficial promete ao Irã uma resposta mais forte e mais rápida ao novo erro israelense 

Sem comentários:

Mais lidas da semana