domingo, 13 de janeiro de 2013

Acidente com engenho explosivo causa morte de três crianças no centro de Angola




EL (PAL/NME) EJ - Lusa

Chiteva, Angola, 13 jan (Lusa) - Três crianças morreram no sábado em Chiteva, na província do Huambo, no centro de Angola, devido ao rebentamento de um engenho explosivo, noticiou hoje a agência noticiosa Angop.

As vítimas, com idades compreendidas entre os cinco e oito anos, morreram quando o engenho explosivo deflagrou em consequência da pancada de uma enxada com que brincavam.

Citado pela Angop, o pai dos menores, António Matoso, disse que duas das crianças tiveram morte imediata e a terceira não sobreviveu aos graves ferimentos, no percurso para a capital provincial.

O pai das vítimas afirmou que as crianças encontraram o engenho explosivo nas imediações da lavra familiar e atingiram-no com uma enxada até que explodiu.

Segundo a Angop, a lavra da família encontra-se numa zona anteriormente utilizada como campo de treinos das extintas tropas militares da UNITA.

Angola, que chegou a ser um dos países mais minados do mundo, devido a 27 anos de guerra civil, beneficiou em dezembro passado de uma prorrogação, até 2018, da data limite para conclusão das ações de desminagem no território.

Em 2011, a deflagração de minas matou 34 pessoas e feriu 43 em Angola e nesse mesmo período foram detetadas, neutralizadas, removidas e destruídas cerca de 440.000 minas antipessoal e 24.000 minas antitanque, segundo dados da Comissão Executiva de Desminagem.

Sem comentários:

Mais lidas da semana