domingo, 13 de janeiro de 2013

Cabo Verde: VIVA A LIBERDADE!




Liberal (cv)

Uma pequena nota da Redação 

Mais de duas décadas se passaram sobre as primeiras eleições livres. 22 anos de um percurso de altos e baixos que não cumpriu ainda de forma plena o Estado de Direito democrático sonhado pela maioria dos cabo-verdianos. O combate continua, pois claro
Praia, 13 janeiro 2013 – O Dia da Liberdade e da Democracia, que hoje se comemora, assinala – ao contrário do que alguns sugerem – a vitória de um povo que, pela primeira vez na sua história coletiva, votou em liberdade no dia 13 de janeiro de 1991. Não é, pois, a vitória de um partido sobre outro que se assinala e comemora no país e na diáspora. É uma opção coletiva que se celebra neste dia.

A conquista da liberdade, assinalada simbolicamente nesta data, está até muito para além do formalismo eleitoral ou do direito de voto, ela contempla todas as componentes da vida pessoal e coletiva de todos os cidadãos e abarca outros direitos fundamentais inalienáveis e plasmados na Constituição democrática de 1992 que, no passado ano, celebrou 20 anos de existência.

A liberdade surge, pois, como o bem maior da nossa sociedade, maior ainda do que a própria existência da democracia, o regime político que, em liberdade, os cabo-verdianos escolheram massivamente no início da década de 90. E tão importante como a conquista da independência alcançada em 5 de Julho de 1975.

Para a memória coletiva ficam, também, 15 anos de ditadura de partido único com as suas vítimas e os seus algozes. O período mais negro de Cabo Verde independente, que os cabo-verdianos optaram por perdoar aos responsáveis mas que nunca poderão esquecer.

E é bom que isso se diga, porquanto parece haver quem, de forma oportunista e desonesta, pretenda passar por democratas quem durante três quinquénios perseguiu, prendeu sem culpa formada, humilhou e torturou centenas de homens e mulheres que apenas sonhavam com a liberdade, causando também várias vítimas mortais.

No dia de hoje não podemos, pois, esquecer as vítimas e inocentar os algozes!

A Redação do Liberal

Sem comentários:

Mais lidas da semana