domingo, 13 de janeiro de 2013

Água e Saneamento - Governo angolano interessado no conhecimento dos portugueses




África 21, com foto Jornal de Angola

Angola vai investir significativamente até 2017 no setor das águas, para o que conta com a experiência e participação das empresas e universidades portuguesas no desenvolvimento dos projetos. A estratégia do Governo angolano está definida no Plano Nacional da Água.

Brasília - Angola vai investir significativamente até 2017 no setor das águas, para o que conta com a experiência e participação das empresas e universidades portuguesas no desenvolvimento dos projetos. A estratégia do Governo angolano está definida no Plano Nacional da Água.

Portugal está empenhado em alargar a cooperação técnica com Angola no setor das águas, sustentada pelo clima de confiança existente entre os dois países. O presidente do Grupo Águas de Portugal, Afonso Lobato Faria, expressou total disponibilidade para aprofundar as relações luso-angolanas em resposta ao repto lançado às empresas portuguesas pelo ministro de Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges.

As instituições dos dois países, estatais e empresariais, têm desenvolvido ações de cooperação profícuas que abarcam as áreas do abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais domésticas e dos resíduos sólidos urbanos.

Numa comunicação que fez através de videoconferência na 7.ª edição da Expo Água, realizada em meados de outubro, em Oeiras, Baptista Borges assegurou que não existem entraves na cooperação entre Angola e Portugal. Pelo contrário, considerou que as relações entre os dois países devem ser aprofundadas em vários domínios, envolvendo também as instituições universitárias. «Há todas as condições para isso», disse o governante angolano, que apontou um vasto conjunto de projetos previstos no âmbito do Plano Nacional da Água.

Na estratégia integrada para o setor estão previstos projetos prioritários nas áreas de abastecimento de água, gestão de recursos hídricos e irrigação, que serão suportados por um pacote financeiro de cinco mil milhões de dólares. «Temos toda a necessidade em contar com a experiência e a capacidade que têm as empresas portuguesas», precisou o ministro angolano, que destacou o programa «Água para Todos» em curso e cujo alcance é assegurar a cobertura de 80% da população rural.

Leia versão integral na edição impressa da revista África21 (N.º 70, dezembro 2012/janeiro 2013). Para assinar a revista contacte: jbelisario.movimento@gmail.com

Sem comentários:

Mais lidas da semana