sexta-feira, 30 de maio de 2014

Capital são-tomense acolhe encontro dos portos da CPLP




São Tomé, 28 mai (Lusa) - São Tomé e Príncipe poderá beneficiar da estratégia de combate à pirataria no Golfo da Guiné, passando a integrar uma rota comercial entre os continentes americano e africano, disse hoje em São Tomé o chefe do Governo daquele país.

Gabriel Costa, que intervinha na abertura do encontro dos portos da Comunidade de Países de, Língua Portuguesa (CPLP), iniciado hoje na capital são-tomense, acrescentou que o desenvolvimento do setor portuário representa "oportunidades de emprego" e "ajudaria a promover a inclusão social, a aumentar capacidade económica e a reduzir a vulnerabilidade face ao estrangeiro".

Representantes dos portos da CPLP iniciaram hoje um encontro de dois dias na capital são-tomense para discutir o estreitamento das relações comerciais e de cooperação no espaço lusófono, que segubndo Gabriel Costa constitui uma "oportunidade" para aumentar a cooperação e estreitamento dos laços existentes, estabelecer intercâmbios e parcerias e promover a troca de experiencias e conhecimentos.

Neste evento, os responsáveis dos portos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste vão debater o mercado do espaço lusófono, facilitação comercial e aduaneira nos portos da CPLP e a promoção e articulação entre armadores no espaço lusófono.

No encontro vai ser apresentado também o projeto do porto de águas profundas de São Tomé e Príncipe, um projeto estruturante, cujas obras o governo são-tomense promete arrancar ainda este ano.

Segundo o diretor-geral da Empresa Nacional de Administração dos Portos de São Tomé, Manuel Diogo, o evento visa preparar os dossiês para o 8º. congresso dos portos da CPLP, a realizar em breve em Maputo.

MYB // EL - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana