segunda-feira, 2 de junho de 2014

Portugal: Mais IVA ou mais cortes nos salários? Eis a questão




Aguarda-se o plano do Governo para compensar o chumbo do Tribunal Constitucional. Se aumentar o IVA em um ponto percentual no início do ano traria receitas de 600 milhões de euros, o facto de se viver já o meio de junho obriga a medidas adicionais, que podem passar pelo regresso aos cortes salariais aplicados por José Sócrates, refere o Diário Económico.

Desde sexta-feira que o Governo está a tentar abrir novas portas para compensar o chumbo do Tribunal Constitucional a três normas do Orçamento do Estado para 2014. O primeiro-ministro não se quer precipitar, se bem que o timing é apertado e, para bem dos cofres do Estado, uma alternativa terá de chegar o mais depressa possível.

A declaração de inconstitucionalidade do corte nos salários da Função Pública, as taxas sobre os subsídios de doença e desemprego e os cortes nas pensões de sobrevivência abrem um buraco de 610 milhões de euros.

Se a aplicação da primeira medida geraria poupanças de 700 milhões de euros, o facto de o chumbo não ter efeitos retroativos permite ao Estado poupar 290 milhões, pelo que o buraco se fica pelos 410 milhões. Já cada uma das outras medidas tem um peso de 100 milhões de euros.

Foi para traçar um plano para compensar estas perdas que a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, estiveram reunidos durante o dia de ontem.

Em cima da mesa está um novo aumento de impostos, a que o Tribunal Constitucional parece ser mais recetivo. Se, aquando da elaboração do Documento de Estratégia Orçamental (DEO) o aumento do IVA em 0,25 pontos percentuais significava um aumento das receitas em 150 milhões de euros, uma subida dos 23% para os 24% gerará 600 milhões. Isto se a medida tivesse sido aplicada no início do ano.

Assim sendo, são necessárias mais reformas, pelo que poderá haver lugar a um novo plano de cortar nos salários. O recuo para os cortes aplicados por Sócrates é uma das possibilidades.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana