quarta-feira, 27 de agosto de 2014

GOVERNO TEM POR SECRETO NEGOCIATA DE PRIVATIZAÇÃO COM A VALORSUL/EGF?


Bocas do Inferno

Mário Motta, Lisboa

Que negociata existe entre o governo e a Valorsul que está a ser tomada por secreta pelo governo?

Só esta pergunta faz sentido depois de tomarmos conhecimento de que o governo impediu a consulta do processo à Câmara Municipal de Loures, na região uma das envolventes nas operações da Valorsul /EGF).

O impedimento ao acesso ao processo foi denunciado pela referida câmara e podemos ler no jornal Avante. Que se saiba mais nenhum órgão de informação noticiou, preferem o atropelamento de gatos ou de formigas, assim como da Kiki, uma tia de Cascais que reconfigurou a vagina numa plástica inovadora.

A linguagem, as expressões, apesar de contundentes (para alguns) procuram tocar a realidade do atual jornalismo, ou “jornalismo” de traseiro sentado na bancada e afastados da realidade do país no que diz respeito à miséria por que milhões de portugueses é afetado todos os dias. Quanto às negociatas é melhor nem pensarem nisso. Nem investigarem, nem insistirem nas explicações. 

Não serão assim todos os jornalistas, felizmente, mas as exceções são cada vez menos no ativo. O que está a dar é os que saíram dos aviários das faculdades – licenciados a que chamam doutores – e nem sequer sentem que vendem a alma ao diabo por falta de consciência ou por que os seus valores de profissão já foram subvertidos e até se julgam ou são efetivamente funcionários dos mercados. E, para eles, nada há de mais sacrossanto que os mercados. É dali que lhes vem o dinheiro para comprar e manter os vícios modernos, deles e das famílias. E assim será cada vez pior se nada se fizer que erradique estes cancros da comunicação social.

Repetindo, sobre o pómio da questão: Que negociata existe entre o governo e a Valorsul que está a ser tomada por secreta pelo governo?

Porquê o secretismo? Então a CM Loures não é parte interessada no processo? Claro que é e tem toda a legitimidade para tomar conhecimento sobre o processo. Inclusive de confirmar se há ou não a suposta negociata, tão ao jeito dos que cabem neste comentário: “E então qual será a marosca da negociata? Corrupção, conluio e nepotismo sentam-se nas cadeiras dos poderes dos do arco da governação, digo, dos do arco da corrupção. A saber: PS, PSD e CDS.”

E se assim não é libertem o mencionado processo do conveniente secretismo e usem da tal transparência que o mentiroso do primeiro-ministro, em coro com os seus pares cúmplices, tanto apregoa sem que corresponda à realidade.

Este é um apontamento sobre lixo. Que lixo maior haverá que o governo e o regime imposto com a cumplicidade do presidente da República?

A complementar, a compilação da notícia que o PCP faz saber.

Câmara de Loures impedida de consultar processo da privatização da EGF/Valorsul

Em comunicado, a Câmara Municipal de Loures (de maioria CDU) denuncia que o seu pedido de consulta ao processo de privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF) foi recusado pelo Governo. Apesar da Câmara Municipal de Loures ser accionista, cliente e fornecedora da Valorsul, empresa que faz parte do grupo EGF, o "Governo alega que a Câmara Municipal de Loures não é parte interessada no processo". O município Loures informa que "vai recorrer a todos os meios legais e políticos para contrariar esta decisão".  Recorde-se que a Câmara Municipal de Loures colocou-se, desde a primeira hora, contra a privatização deste sector estratégico, rentável e devidamente capacitado para respeitar os interesses das populações.

Sem comentários:

Mais lidas da semana