quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Brasil – Eleições: NO PRIMEIRO DEBATE DILMA E AÉCIO PERDEM PARA MARINA SILVA




Economia e desemprego marcam primeiro debate presidencial

A gestão da Petrobras, a subida da inflação e o desemprego foram alguns dos temas que geraram mais discussão no primeiro debates entre os candidatos à presidência do Brasil.

O candidato social democrata Aécio Neves (Partido da Social Democracia Brasileira), acusou Dilma Rousseff (atual presidente pelo Partido dos Trabalhadores) de ter destruído milhares de postos de trabalho e de ter vivido à sombra do passado.

Dilma Rousseff devolveu a crítica e recordou a herança deixada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. «O governo do PSDB quebrou o Brasil três vezes, quando precisou recorrer ao Fundo Monetário Internacional, propôs aumento de tarifas e o congelamento dos salários».

Já a candidata Marina Silva (Partido Socialista Brasileiro) perguntou a Dilma Rouseff se o acordo que fez com os brasileiros,como resposta às manifestações de Junho do ano passado falhou. Marina Silva prometeu combater a velha política, envolvendo todos.

A Petrobras foi, no entanto, um dos temas mais quentes da noite.

O social democrata Aécio Neves afirmou que Dilma Rousseff devia pedir desculpas pela má gestão da empresa pública.

Dilma Rousseff rejeitou a acusação, respondeu que foi com o seu governo que descobriram petróleo na camada de pré-sal, o que vai permitir fazer do Brasil um país exportador de petróleo.

O aumento da inflação foi outros dos temas em debates. Dilma Rousseff garantiu que, apesar de atravessarmos uma das maiores crises internacionais, a inflação está a ser sistematicamente reduzida.

TSF – foto AFP


Dilma Rousseff e Aecio Neves desvalorizam sondagens que dão vitória a Marina Silva

Os candidatos realizaram terça-feira o primeiro debate na televisão, dominado pela economia e pelo desemprego.

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, que procura a reeleição, e o opositor social-democrata Aecio Neves, desvalorizaram terça-feira os resultados da última sondagem das presidenciais de 05 de outubro e que apontam a ecologista Marina Silva como favorita numa segunda volta.

A sondagem do Instituto Ibope para o canal Globo e diário O Estado de São Paulo, refere que Dilma Rousseff será a mais votada a 05 de outubro, com 34% dos votos, seguida por Marina Silva com 29% e por Aecio Neves com 19%.

Com estes resultados seria necessária uma segunda volta, a 26 de outubro, na qual Marina Silva, convertida candidata presidencial depois da morte do socialista Eduardo Campos num acidente aéreo, conquistaria a Presidência com 45% dos votos, face a apenas 36% de Dilma Rousseff.

«Não vejo as sondagens como analíticas. Creio que são relativas e garanti sempre que não comento sondagens. Creio, sim, que o debate vai ajudar», assinalou Dilma Rousseff ao chegar aos estúdios da TV Bandeirantes que acolheu o primeiro debate entre os candidatos presidenciais.

Para Dima Rousseff, o resultado da sondagem é «bom para o início da campanha» embora veja possibilidades de alterações de vontade de voto nos próximos dias. «Do meu ponto de vista como Presidente do país, é fundamental mostrar quem vai continuar a fazer coisas pelo Brasil», disse.

Já o candidato Aécio Neves lembrou que a verdadeira sondagem será no dia da votação. Aécio Neves sublinha o Brasil não está preparado para improvisos, mas também não quer mais do mesmo.

Aos jornalistas Marina Silva disse apenas que a sondagem reflete apenas a opinião do momento e que há ainda um longo caminho a percorrer e até lá é precico discutir ideias.
O primeiro debate entre os candidatos aconteceu esta noite, na televisão, e foi dominado pela economia e pelo desemprego.

O candidato Aécio Neves anunciou que, se for eleito, já tem escolhido o ministro das Finanças. Será o antigo chefe do banco do Brasil, Armínio Fraga.

As eleições no Brasil estão marcadas para 5 de Outubro.

TSF

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana