quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Moçambique - Eleições: Simango sai de Gaza, Dhlakama é mudança, Nyusi industrializa Gorongosa



Simango conclui Gaza

O presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, concluiu ontem a suas iniciativas de campanha eleitoral na província de Gaza.

Simango trabalhou ontem nos distritos de Chibuto, Manjacaze e cidade de Xai-Xai, onde realizou contactos porta-a-porta e reuniu-se com os seus membros para concertar acções atinentes aos últimos dias de campanha. Antes de escalar estes três lugares Daviz Simango visitou Bilene e Chókwè, onde a caravana do concorrente do MDM entrou em escaramuças com apoiantes e simpatizantes da Frelimo, confrontos que se saldaram em ferimentos ligeiros e danos materiais ligeiros. 

Em comício popular realizado em Chókwè, Simango apelou aos membros e simpatizantes do MDM para não responderem a provocações “de quem quer que seja” por forma a evitarem actos de violência num processo que se pretende pacífico, inclusivo e que deve constituir um momento de festa dos moçambicanos, que são as eleições. Hoje, Daviz Simango trabalha em Inhambane.


Votar na mudança verdadeira

O líder da Renamo e concorrente desta formação política às presidenciais de 15 de Outubro pediu ontem às populações de Balama e Chiúre a votar nele e no seu partido como forma de garantir uma mudança verdadeira na governação do país.

Falando em comícios populares que realizou nestes dois pontos da província de Cabo Delgado, o candidato da Renamo à Ponta Vermelha disse ser a pessoa certa que não só poderá implementar políticas de desenvolvimento real do país como também é a pessoa ideal para implementar uma verdadeira democracia no país. 

“Nós, a Renamo, é que trouxemos a democracia para Moçambique. Eu, como líder da Renamo, conheço perfeitamente os preceitos da democracia”, disse, citado pela deputada Ivone Soares quando contactada ontem pela nossa reportagem.


Industrializar Gorongosa

O candidato presidencial da Frelimo, Filipe Nyusi, disse que assim que for eleito Presidente da República pretende implementar um sonho: industrializar Gorongosa, instalando fábricas de processamento de produtos diversos e aproveitando as potencialidades turísticas para a atracção de capitais visando o desenvolvimento do distrito, da província e do país, em geral.

Falando a milhares de pessoas que acorreram ao comício de campanha na vila-sede do distrito da Gorongosa, Nyusi deixou claro que isso só será possível se Gorongosa votar na Frelimo e no seu candidato às eleições presidenciais de 15 de Outubro. Aliás, o candidato da Frelimo disse não ter dúvidas de que tal facto vai ocorrer, a julgar pela maturidade da população deste distrito. Filipe Nyusi reconheceu ainda a paciência desta mesma população, afirmando que ela é paciente, possui um grande sentido de reconciliação, sabe perdoar, é tolerante, respeita as ideias dos outros, vive e convive com todo o tipo de pessoas e é amante da paz.

“Tiro o chapéu para esta população”, afirmou. Num outro desenvolvimento, o candidato da Frelimo às presidenciais prometeu fazer tudo o que estiver ao seu alcance para o restabelecimento da normalidade em Vunduzi, ora com todos os serviços básicos paralisados na sequência das recentes hostilidades militares neste ponto da província.

Notícias (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana