sábado, 18 de outubro de 2014

Hong Kong: MANIFESTANTES REOCUPAM RUAS, POLÍCIA CARREGA E USA GÁS




Manifestantes regressam a zona desalojada pela polícia

17 de Outubro de 2014, 21:46

Hong Kong, 17 out (Lusa) -- Os manifestantes de Hong Kong recusaram retirar-se hoje das zonas desalojadas pela polícia durante a madrugada e voltaram a reconstruir as barricadas para prosseguir o seu protesto em nome da democracia, que se prolonga há 20 dias.

O dispositivo policial, que mobiliza dezenas de agentes destacados às primeiras horas de hoje para restabelecer o tráfego rodoviário no bairro de Mong Kok, confronta-se agora com centenas de manifestantes que a meio da tarde ameaçavam reconstruir as barricadas e retomar os protestos de rua.

Ainda antes do amanhecer, numerosos agentes protegidos pela polícia antimotim cercaram cerca de 50 manifestantes e começaram a desmontar as barricadas, tendas a retirar os chapéus-de-chuva, o símbolo dos protestos, instalados no populoso bairro de Mong Kok.

Foram utilizados camiões com gruas para retirar os vestígios do protesto, e em menos de duas horas o tráfego voltou a circular no bairro quase três semanas após o movimento Occupy ter ocupado diversas artérias do bairro para exigir ao governo "democracia verdadeira" em 2017, a data prevista para as eleições na ilha.

Os manifestantes não opuseram resistência à ação policial mas recusaram-se a abandonar totalmente as ruas durante o dia, enquanto prosseguiam confrontos entre manifestantes e opositores ao movimento pró-democrático.

O movimento Occupy Central, uma das três frentes visíveis dos protestos, já questionou a sinceridade demonstrada quinta-feira pelo governo em promover o diálogo após ter procedido aos desalojamentos em Mong Kok.

O executivo local fixou para o início da próxima semana o diálogo entre as autoridades e os estudantes sobre a reforma eleitoral, um debate que se prevê muito difícil devido às profundas divergências entre as duas partes.

PCR // PJA

Polícia volta a carregar sobre manifestantes pró-democracia

17 de Outubro de 2014, 22:42

Hong Kong, 17 out (Lusa) - A polícia de Hong Kong voltou hoje a carregar sobre manifestantes pró-democracia, que tentaram regressar a uma zona da cidade de onde tinham sido desalojados.

De acordo com um repórter da agência France Presse no local, a polícia usou gás e bastões para afastar os ativistas que tentavam reocupar a rua principal da zona de Mongkok, utilizada pelos manifestantes durante as últimas três semanas de protestos.

Horas antes, as autoridades tinham conseguido retirar do local um número significativo de pessoas que ali se mantinham concentradas e que abandonaram as ruas sem resistência.

Quando começou a anoitecer uma multidão juntou-se perto do local onde tinham estado anteriormente.

Os confrontos registaram-se por volta das 20:00 (12:00 em Lisboa) depois de os manifestantes começarem a tentar romper o cordão policial.

Os manifestantes encontravam-se munidos de guarda-chuvas (símbolo da revolta pró-democracia de Hong Kong) enfrentado dessa forma a polícia que usou bastões para tentar dispersar a multidão.

De acordo com a France Presse pelo menos dois manifestantes foram detidos pela polícia.
Em causa nas manifestações de Hong Kong está a decisão de Pequim de conceder à população da antiga colónia britânica a possibilidade de, em 2017, eleger o líder do Executivo, mas num processo em que os candidatos são sujeitos a aprovação prévia por um comité eleitoral controlado pela República Popular da China.

PSP // JMR

Sem comentários:

Mais lidas da semana