quinta-feira, 27 de novembro de 2014

39º ANIVERSÁRIO DA PROCLAMAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DE TIMOR-LESTE




Presidência timorense condecora 173 pessoas por ocasião do aniversário de proclamação da independência

Díli, 27 nov (Lusa) - Mais de 170 pessoas foram hoje condecoradas pela Presidência de Timor-Leste pela sua participação na luta contra ocupação indonésia no início das comemorações do 39.º aniversário da proclamação da independência do país, que se assinala sexta-feira.

Os 173 cidadãos timorenses foram condecorados com a Ordem de Timor-Leste, Ordem da Guerrilha, Ordem Nicolau Lobato e com a Ordem de Lorico Asuwain.

A cerimónia decorreu em Aileu, a cerca de 50 quilómetros a sul de Díli, onde este ano se vão realizar as comemorações do 39º aniversário da proclamação da independência, e contou com a presença do Presidente do país, Taur Matan Rual, primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e de membros do Governo.

O secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri, bem como o presidente daquela força partidária, Francisco Guterres Lu Olo, também estiveram presentes na cerimónia.

Foram condecorados com a Ordem de Timor-Leste 40 pessoas por durante a luta contra a ocupação da Indonésia terem ajudado a esconder dos indonésios o atual Presidente Taur Matan Ruak, Xanana Gusmão, o atual chefe das Forças de Defesa, general Lere Anan Timur, e o presidente da Fretilin Francisco Guterres Lu Olo.

A Ordem de Timor-Leste é atribuída para reconhecer e agradecer a nacionais e estrangeiros que através do seu comportamento ou actos praticados tenham contribuído de modo significativo para o benefício do país, de timorenses ou da humanidade.

A Ordem da Guerrilha atribuída aos combatentes que participaram menos de oito anos na luta contra a ocupação foi entregue a nove cidadãos.

A Ordem de Nicolau Lobato, atribuída aos combatentes que participaram oito ou anos ou mais na luta, foi atribuída a 123 pessoas.

A Ordem de Lorico Asuwain foi atribuída a 5 pessoas. Aquela ordem tem como objetivo distinguir os jovens vítimas (mortos, desaparecidos ou sobreviventes) do massacre de Santa Cruz.

Na cerimónia, o Presidente timorense atribuiu ainda os prémios aos chefes de suco (conjunto de entre cinco a seis aldeias) vencedores da competição realizada para melhorar os hábitos de vida das comunidades e apoiar melhores práticas de nutrição.

Após a atribuição de condecorações, foi realizada uma cerimónia tradicional animista com o sacrifício de animais e depois inaugurada a estátua de Nicolau Lobato, antigo primeiro-ministro e Presidente do país morto em 1979 durante a luta contra a ocupação indonésia.
A estátua representa o busto de Nicolau Lobato e tem cerca de quatro metros.

MSE // PJA

Fortalecimento do espírito de unidade

O vice-ministro da Justiça, Ivo Jorge Valente disse que o dia 28 de novembro de 1975 é um dos dias históricos do povo e da nação de Timor-Leste porque foi nesse dia o país reclamou a sua independência, por isso os timorenses deveriam aproveitar este dia para reforçar o espírito de nacionalismo e de unidade nacional, segundo o jornal Suara Timor Lorosa’e. 

“Felicito o povo timorense, principalmente os jovens que são futuro da nação. Vocês devem ter a responsabilidade de continuar aquilo que foi feito pelos nossos heróis a fim de lutar pela nossa independência e pelo desenvolvimento de Timor-Leste”, disse o responsável.

O mesmo salientou ainda que o povo de Timor-Leste deve ter novos valores como o espírito de unidade nacional e de colaboração para servir o Estado em todas as áreas.

Apelou aos jovens para continuarem a manter a unidade nacional, o espírito deixado por todos os heróis e cooperarem com o Estado a fim de estarem unidos neste dia histórico, com a cultura timorense que é também é uma das indentidades de Timor-Leste.

Na mesma ocasião o deputado Jacinto Viegas Vicente da bancada do CNRT e um dos comerciantes, Agustinho Ximenes disseram que o dia 28 de novembro 1975 é o dia da proclamação da independência unilateral e o povo timorense pagou essa luta com o corpo e sangue, apesar da sua restauração se ter realizado no dia 20 de maio de 2002 após os 24 anos da invasão indonésia no território. Por tudo isto os timorenses devem respeitar este dia histórico.

SAPO TL com STL  - foto António Amaral / EPA

A importância de proporcionar uma vida digna para o povo

O deputado Eladio Faculto, da bancada da Fretilin, pede aos governantes para não se preocuparem somente consigo mesmos, dinheiro e o cargo, mas deveriam preocupar-se com o povo que ainda vive na pobreza, informa o jornal Suara Timor Lorosa’e. 

Eladio Faculto salienta ainda que já libertaram a pátria, mas ainda não o povo, como refere um dos nossos lemas “Liberta a Pátria, Liberta o Povo” visto que o povo continua a viver na pobreza. Por isso ser um governante não é amar somente a si mesmo, o dinheiro e o cargo, mas sim amar o povo.

O mesmo pede aos membros do Governo que utilizem corretamente o Orçamento Geral de Estado de 2015 que anualmente é aprovado pelo Parlamento Nacional, pois o orçamento aprovado tem como objetivo proporcionar uma vida digna para o povo, por exemplo na área da educação, saneamento, entre outros.

Por outro lado, o deputado Manuel da Silva informa que para criar o bem estar do povo, o Estado deveria melhorar a área das infraestruturas básicas, como as estradas e as pontes para que possam trazer os produtos para o mercado.

Segundo um dos veteranos Reis Cadalak, o país já alcançou a sua independência há mais de 10 anos, mas ainda não existe nenhuma mudança na sua vida, pois ainda não tem emprego, ao contrário de algumas pessoas que conseguem obter uma boa oportunidade nesta era da independência.

SAPO TL com STL 

Sem comentários:

Mais lidas da semana