sábado, 29 de novembro de 2014

NOVO GOVERNO DE MACAU NA SEGUNDA-FEIRA COM AUTÊNTICA “REVOLUÇÃO”




Macau, China, 28 nov (Lusa) -- O chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On, que a 20 de dezembro inicia o segundo e último mandato, anuncia segunda-feira o novo elenco governativo, confirmou a agência Lusa junto de fonte oficial.

Numa autêntica "revolução" na composição do novo Governo -- apenas se mantém Ho Veng On como Comissário de Auditoria -, Fernando Chui Sai On escolheu para o seu Executivo um leque de funcionários públicos, com exceção do empresário Lionel Leong Vai Tak, que vai assumir a pasta da Economia e Finanças, em substituição de Francis Tam, no Executivo desde 1999.

A maioria dos nomes, cuja lista completa já foi publicada no jornal Ou Mun, o maior diário de Macau e considerado um jornal próximo do Governo, foi sendo divulgada na imprensa e a maior surpresa recaiu sobre o novo titular da pasta dos Transportes e Obras Públicas, Raimundo do Rosário, até agora o chefe da delegação de Macau em Lisboa.

Raimundo do Rosário, cujo nome tinha sido falado em duas ocasiões, substitui Lau Si Io que estava no Governo desde 2006, após a prisão do então titular do posto Ao Man Long, detido e condenado por corrupção.

A saída de Florinda Chan, a única mulher nos cargos superiores da administração de Macau, será compensada, por um lado, com a entrada de Sónia Chan Hoi Fan, atual diretora do Gabinete de Proteção de Dados Pessoais.

Alexis Tam, até agora chefe do gabinete de Fernando Chui Sai On e porta-voz do Governo, assume a pasta dos Assuntos Sociais e Cultura, uma secção do Governo que conhece bem depois de ter sido chefe de gabinete também do atual líder do governo quando este ocupava o cargo de secretário daquela pasta e de ter, interinamente, substituído o então governante quando este abandonou o Executivo para se candidatar à chefia do Executivo, no ano de 2009.

De saída está também Cheong U, que depois de dez anos como Comissário Contra a Corrupção entrou no Governo em 2009 para substituir Chui Sai On na pasta dos Assuntos Sociais e Cultura.

No campo das promoções, o diretor da Polícia Judiciária, Wong Sio Chak, sobe para Secretário para a Segurança enquanto o comandante da Polícia de Segurança Pública, Ma Io Kun, é promovido a Chefe dos Serviços de Polícia Unitários, o número dois da segurança em Macau.

Para o Comissariado Contra a Corrupção segue André Cheong, atual diretor dos Serviços de Justiça, substituindo o juiz Vasco Fong, que tinha chegado ao cargo há cinco anos, e os Serviços de Alfandega passarão a ser dirigidos por Lai Man Va, até agora a número dois daquele organismo e a reforçar a presença feminina nos cargos superiores da Administração.

O último posto dos altos quadros a sofrer alterações é o Ministério Público que passará a ser dirigido pelo juiz Ip Son Sang, que estava no Tribunal Judicial de Base e integrou várias comissões eleitorais de Macau.

Como nota de destaque do novo Executivo de Macau está o facto de todos os titulares dos principais cargos, excetuando o chefe do Executivo Chui Sai On e Lionel Leong, dominarem a língua portuguesa, também, a par do chinês, língua oficial em Macau.

Macau é uma Região Administrativa Especial da China desde 20 de dezembro de 1999 com autonomia administrativa, legislativa e judicial, mesmo em julgamentos em última instância.

A economia de Macau está assente nos serviços com o setor do turismo, especialmente o jogo em casino, a afirmar-se como principal fonte de receita pública devido aos impostos diretos de 35% sobre as receitas brutas apuradas nos espaços de jogo e de 4% de impostos indiretos que são canalizados para fins diversos como a promoção turística.

JCS // EL

Sem comentários:

Mais lidas da semana