sábado, 29 de novembro de 2014

Portugal - Congresso PS: Costa felicita serenidade perante "choque brutal" que assolou o PS




António Costa salientou, esta manhã, no seu primeiro discurso oficial como secretário-geral do PS a forma como os socialistas têm reagido ao Caso Sócrates.

Foi com “incontida emoção” que António Costa se dirigiu hoje, pela “primeira vez como secretário-geral” a todos os socialistas. E embora durante toda a manhã deste sábado se tenha fugido ao tema ‘Caso Sócrates’, foi a ele que o líder do partido dirigiu as suas primeiras palavras.

“Quero felicitar os socialistas pela forma exemplar com que têm sabido enfrentar uma prova para que ninguém estava preparado. E felicitar a serenidade que têm revelado para um choque que para nós é brutal mas temos sabido separar a política dos sentimentos e temos mostrado a fibra daqueles que acreditam no Estado de Direito e nos seus valores essenciais”, disse, agradecendo a todos pelo apoio.

Lembrando que é militante da JS e do PS desde os 14 anos, o socialista disse que as eleições primárias “mudaram a forma de fazer política em Portugal” e salientou que foi “uma vitória para todos os socialistas”.

As eleições primárias acabaram “com o mito de que os cidadãos não se interessam pela política, de que os partidos não são capazes de se renovar e de estar em contacto com a sociedade”, defendeu, salientando que o “PS provou que tem a força e a vitalidade de se abrir e dar a volta à situação de Portugal”.

António Costa prometeu ainda que “uma vez nomeado primeiro-ministro” irá criar uma nova voz na Europa, que defenda os direitos dos portugueses”.

Não faltaram, também, criticas ao atual Governo a quem acusa de ter gerado um clima de “desconfiança, incerteza e angústia nas famílias, jovens, investigadores e agentes culturais”. “Apesar dos cortes nos salários e nas pensões ele falhou no seu grande objetivo de regular e reduzir a divida pública. O Governo impos empobrecimento, austeridade e vendeu tudo…e só não diminuiu a divida como continua a asfixiar o futuro do país. A verdade é que o Governo falhou mas não tem nem quer ter emenda”, atirou. 

Andrea Pinto - Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana