sexta-feira, 22 de maio de 2015

CARLOS COSTA ACEITA CONVITE PARA CONTINUAR NO BANCO DE PORTUGAL



Maria Teixeira Alves - Económico

O Governo já convidou o Governador do Banco de Portugal a manter-se para mais um mandato. Carlos Costa aceitou, soube o Económico.

Carlos Costa aceitou manter-se no cargo, na sequência de convite conjunto de Pedro Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque, soube o Económico junto de fonte governamental. Em causa está a necessidade de manter no cargo o mesmo Governador que liderou até agora os dossiers complicados do BES, Banif e Montepio Geral e de assegurar a estabilidade numa área de extrema importância e sensibilidade.

Apesar de todas as críticas que foram feitas à sua actuação no caso BES – nomeadamente ter adiado a saída de Ricardo Salgado; ter garantido que o BES estava sólido pouco tempo antes da falência do banco; ter frustado as expectivas que criou aos subcritores do papel comercial do GES de que o BES os reembolsaria; apesar de não ter tomado medidas suficientes para a ESFG proteger os clientes dos bancos subsidiários fora do universo BES; e das críticas à aplicação à Medida de Resolução – apesar de tudo isto o Governador irá manter-se no cargo. 

O Governo entende que a melhor pessoa para liderar a instituição que supervisiona e regula o sector bancário, numa altura em que é preciso concluir as contra-ordenações a alguns gestores do BES; de concluir a venda do Novo Banco; concluir a liquidação do BES, resolver o problema do papel comercial dos clientes de retalho do BES; concluir a reestruturação do Banif; e concluir a separação dos orgãos sociais entre Associação Mutualista e Caixa Económica Montepio Geral, é Carlos Costa.

Paralelalemente o Governador do Banco de Portugal terá de gerir a entrada em pleno na União Bancária. 

Contactada fonte oficial do Banco de Portugal, quando questionada sobre a aceitação de Carlos Costa para continuar no cargo, respondeu que não comentava.

Sem comentários:

Mais lidas da semana