terça-feira, 13 de outubro de 2015

Angola. Presos Políticos. Embaixador português disposto a visitar Luaty Beirão



No caso do activista ou da família solicitarem uma intervenção, a embaixada admite ponderar

O embaixador português em Luanda, João da Câmara, admitiu ao Rede Angola que está disposto a ponderar a hipótese de visitar o activista Henrique Luaty Beirão na prisão, caso ele ou a família solicitem a intervenção da embaixada.

“No caso de haver um pedido, então a embaixada ponderará”, disse o diplomata em conversa telefónica, lembrando que esta condição aplica-se apenas a Luaty Beirão, uma vez que é o único com nacionalidade portuguesa.

“Por si só a embaixada nunca poderá tomar essa iniciativa”, acrescentou João da Câmara, recusando-se a comentar as declarações do Ministério dos Negócios Estrangeiros Português (MNE), que na semana passada disse estar “muito atento” à greve de fome do activista luso-angolano.

João da Câmara tem prevista para amanhã uma reunião com o ministro da Justiça, Rui Mangueira, juntamente com outros três embaixadores de países da União Europeia em Luanda.

Ontem, o jornalista Rafael Marques, criticou a posição do MNE, pedindo à embaixada portuguesa para visitar o preso político, em greve há 23 dias. “Não basta dizer que está a acompanhar a situação. Obviamente eles estão a ler os jornais e sabem o que se passa pelos jornais, mas já alguém da embaixada portuguesa foi visitar o Luaty?”, disse à Agência Lusa, citado pelo Jornal de Negócios.

O jornalista estendeu ainda um pedido ao Bloco de Esquerda, terceiro maior partido português, para levar a questão ao plenário da Assembleia da República.

“Eu faço um apelo ao Bloco de Esquerda, que tem mostrado genuína preocupação para com o sofrimento dos angolanos, para que leve o caso do Luaty ao parlamento português e que continue o seu trabalho de denunciar o que se passa de errado em Angola porque aqui em Portugal só podemos contar com a solidariedade indiscutível do Bloco de Esquerda”.

Rafael Marques disse ainda que, para além do caso Luaty Beirão, outros estão a passar despercebidos. São os exemplos de Benedito Jeremias e Albano Bingo, torturados no Hospital prisão de São Paulo, na passada sexta-feira.

“Torturaram-nos porque estavam a reclamar o direito de poderem falar uns com os outros. A mulher de Albano Bingo disse-me que o marido mal consegue andar devido à pancadaria. Tem feridas nas mãos, nos braços e nas pernas e nas costas”.

Luaty Beirão não corre risco de vida, dizem autoridades

As autoridades negam que o rapper Luaty Beirão esteja em risco de vida, contrariando a versão da família do cantor.

Visivelmente debilitado e deitado na cama de uma das enfermarias do estabelecimento prisional, o jovem, de 33 anos, um dos 15 detidos em Luanda desde Junho por alegadamente prepararem um golpe de Estado, não respondeu a qualquer pergunta da Lusa, numa visita autorizada pela direcção nacional dos Serviços Prisionais angolanos, António Fortunato.

“Clinicamente, o Luaty está estável, embora debilitado pelo tempo que leva sem ingestão de alimentos. Neste momento está a ingerir apenas água e chá com um pouco de açúcar”, explicou à Lusa o médico Manuel Freire, chefe nacional do departamento de saúde dos Serviços Prisionais, que acompanhou a visita ao activista no hospital-prisão de São Paulo, em prisão preventiva desde 20 de Junho.

Na visita, Luaty Beirão, que também tem nacionalidade portuguesa, limitou-se a acenar com a cabeça, sem qualquer outra explicação, apesar da insistência.

De acordo com o médico, Luaty Beirão aceitou, desde domingo, que lhe fossem administrados soros, nomeadamente complexo B e fisiológico, para “reidratar”.

“Ele neste momento não está a fazer qualquer esforço físico, pode ser que isso leve a uma resistência maior. Mas nós estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para salvarmos a vida do Luaty. Estamos a tentar convencê-lo a alimentar-se, o mínimo que for possível, para que ele saia dessa situação”, disse ainda Manuel Freire.

“Neste momento não há risco de vida nenhum. Todos os órgãos estão em funcionamento. Ele está numa situação razoável, não vou dizer que está bem, bem, porque está debilitado. Mas até ao momento não corre risco de vida”, assegurou ainda à Lusa o chefe nacional do departamento de saúde dos Serviços Prisionais.

A família de Luaty afirma que o activista – que assina com os heterónimos musicais “Brigadeiro Mata Frakuzx” ou, mais recentemente, “Ikonoklasta” – corre “risco de vida”, face à frágil situação de saúde, sendo, por isso, o foco principal das vigílias que se realizaram nos últimos cinco dias em Luanda.

Rede Angola com Lusa

Leia mais em Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana