terça-feira, 13 de outubro de 2015

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE À PROCURA DE INVESTIMENTO EM LONDRES



O governo de São Tomé e Príncipe efectua esta semana em Londres reuniões com investidores e parceiros de desenvolvimento para procurar atrair investimentos para projectos no arquipélago, disse o primeiro-ministro segunda-feira em São Tomé.

Patrice Trovoada disse à agência noticiosa Lusa que o governo, no decurso das reuniões a decorrerem quarta e quinta-feira, pretende angariar meios financeiros para projectos considerados estruturantes, especificamente porto e aeroporto, turismo, prestação de serviços e transportes.
“Somos um país extremamente dependente da ajuda internacional, há um envelope previamente definido, vamos avaliar esse envelope (com os parceiros), vamos tentar reorientar alguns projectos e procurar que o montante da ajuda seja aumentado”, disse o primeiro-ministro.

O encontro com representantes do sector privado, na quarta-feira, é justificado pelo chefe do governo com o facto de ser o investimento privado “aquele que cria riqueza” e porque “o dinheiro público disponível para ajuda ao desenvolvimento está cada vez mais difícil.”

Entre os projectos qualificados de estruturantes estão o alargamento da pista e a modernização do aeroporto internacional de São Tomé e a construção do porto de águas profundas.

Angola, Portugal, União Europeia, Taiwan, Suécia, Noruega, Guiné Equatorial, Estados Unidos da América, Azerbaijão, Israel, Irão, Brasil, Agência de Desenvolvimento do Brasil, Arábia Saudita e Dubai figuram entre os países e instituições que vão estar presentes neste evento. (Macauhub/ST)

Sem comentários:

Mais lidas da semana